Covid-19: a relação que há entre flexibilização X prevenção

Por: Editorial

12/08/2020 - 06:08

Por Nelson Luiz Pereira _ conselheiro editorial do OCP

Continuamos em meio a uma pandemia e a postura de combate ao coronavírus não pode arrefecer. Para tanto, a sociedade conta com a contundente mobilização do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, em consonância com a funcional estrutura e aparato hospitalar e profissionais de saúde, somando-se o trabalho de informação da imprensa e a atuação incansável das polícias militar e civil na fiscalização e proteção.

Esse esforço conjunto tem garantido a menor taxa de letalidade do Estado, precisando agora intensificar a redução da curva de contágio. Sinais promissores já levam a Prefeitura de Jaraguá do Sul e os municípios da Amvali, a assinarem novo decreto que altera as regras de combate à Covid-19, com vistas a uma relativa e meticulosa flexibilização.

O momento exige, entretanto, que a população entenda a relação lógica que há entre flexibilização e prevenção. Tal relação se verifica da seguinte forma: quanto maiores os cuidados e prevenção, tanto maior será a possibilidade de flexibilização.

Mas, o que comumente acontece, é um relaxamento nos cuidados, por conta da flexibilização. Há uma errônea interpretação psicológica de que, se há flexibilização é porque pode haver menos cuidado. Essa postura fomenta a curva de contágio, ou na melhor das hipóteses, retarda seu achatamento.

Sugere-se então, intensificar a consciência cidadã quanto a importância de cuidar de si e dos outros. Desfrutar de parques, pubs, praças e aglomerações, não se configuram prioridades nesse momento. Dar seguimento à vida e aos negócios, radicalizando nos cuidados, é gerar maior margem de flexibilização. Uma atitude que proporcionará ganho a todos.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul