Corupá resgata sua história

Por: Editorial

20/10/2021 - 07:10 - Atualizada em: 20/10/2021 - 20:16

 

Sociedades que valorizam e preservam sua história, possibilitam melhor entendimento de sua dinâmica de evolução através do tempo. Portanto, resgatar a memória histórica é de fundamental importância para que o povo perceba suas raízes e identidade.

Os museus são instrumentos vitais desse processo de preservação do patrimônio material e imaterial. Foi-se o tempo em que esses locais eram restritos e elitizados. Com a massificação e democratização da informação, esses relevantes espaços passaram a ser de todos indistintamente.

Hoje, visitar um museu é, além de enriquecimento cultural, um ato de cidadania. Lá está retratado o conjunto de costumes, tradições, hábitos, registros e valores que moldaram e continuam influenciando a sociedade. Quem pouco conhece a história, pouco sabe onde está, e pouco sabe para onde vai.

Reportando-nos especificamente a nossa região, as linhas férreas e as estações ferroviárias tiveram participação determinante na formação histórica e desenvolvimento.

Inserido nesse contexto, o município de Corupá está estudando a implantação do seu primeiro espaço de resgate histórico. Batizado inicialmente de Museu Ferroviário Trilhos de Hansa, o propósito do empreendimento é preservar uma memória que faz parte das origens de muitos moradores e do desenvolvimento daquela cidade.

Vale destacar, outrossim, que a chegada do primeiro trem, puxado pela Maria Fumaça, se deu em 1910, inaugurando um novo ciclo histórico. Que esse providencial projeto encontre o merecido apoio e viabilidade para sua breve concretização.