Corpo e mente sadios neste e em todos os anos de nossas vidas

Por: Editorial

04/01/2022 - 07:01

E chegamos em 2022. Muitos não viam a hora de acabar 2021, de virar a página, de partir para novos desafios com a chegada do novo ano ou de simplesmente renovar as esperanças de ter dias melhores.

Dentre tantos planos, desejos e superstições que vêm com a chegada do ano novo está a questão de estarmos sempre buscando a felicidade, a prosperidade, o amor. Mas nada disso poderá ser alcançado em nossas vidas se estivermos em desequilíbrio.

Não adianta de nada ter todo o dinheiro do mundo se a pessoa está infeliz consigo mesma, se nada basta. Querer um amor verdadeiro e sincero, se ela não se ama primeiro.

E aqui cabe bem uma das citações mais antigas da humanidade: Mens sana in corpore sano (“Mente sã num corpo são”). A frase de Juvenal, poeta satírico romano que possivelmente viveu no século I, faz parte da resposta que ele deu à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

Passados 20 séculos da era cristã continuamos buscando felicidade, amor e prosperidade, sem muitas vezes levar em conta que só conseguiremos isso e muito mais tendo uma mente saudável em um corpo igualmente sadio.

Por isso o OCP desta terça-feira traz na página 9 uma matéria especial em que especialistas nos fazem refletir sobre isso e dão dicas de como podemos buscar o equilíbrio tão necessário para ter uma vida mais saudável em tudo, e claro, começando por 2022 e seguindo para o resto de nossas vidas.