Coronavírus: não há verdade absoluta, mas pode haver positividade

Por: Editorial

31/03/2020 - 06:03

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

 

A pandemia do coronavírus que assola o mundo nos impõe uma única certeza: atravessaremos essa ‘nuvem negra’ mais fortes e sábios. Tal qual os efeitos de uma guerra, o momento é desagregador, pois, ao invés de sobressair uma verdade coletiva, aflora-se as verdades individuais que, obviamente, devem ser respeitadas, porém, não necessitando ser impostas aos outros.

Além do coronavírus temos, nesse momento, outros dois inimigos que, com lucidez, precisamos combater: i) a politização da doença e ii) o negativismo social. Precisamos levar em consideração que sempre haverá interesse, seja de qual lado for, em capitalizar politicamente essa situação. Com senso crítico, essa leitura precisa ser feita por cada cidadão.

Também não se pode ignorar que a mídia, de forma geral, resguardadas as exceções, amplifica as notícias ruins. Ela busca corresponder a tendência natural de negatividade do ser humano, fundamentada no velho mote: ‘desgraças vendem mais’.

Nesse campo de batalha que nos encontramos, não obstante as perdas de toda sorte, há muita gente sendo curada. Há muitos exemplos de bravura e humanidade que merecem destaque. Há muitas pesquisas, estudos e testes em andamento. Enfim, há muito trabalho descolado da política sendo feito, seja de prevenção, seja de sustentação econômica e até novas oportunidades.

É evidente que a boa política não poderá ficar alijada do processo, no entanto, o que precisamos, por ora, é exercitar o bom senso e ajustar nossa lente ocular na busca da positividade. Deixemo-nos contaminar por boas e verdadeiras notícias. Assim, daremos um passo saudável a cada dia, até retomarmos a normalidade de nossas vidas.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul