Coronavírus: Jaraguá do Sul se posta como referência no combate ao Covid-19

Por: Editorial

27/03/2020 - 06:03 - Atualizada em: 27/03/2020 - 19:48

Em que pese o desenfreado fluxo de desinformação e politização dessa pandemia no contexto nacional, Santa Catarina vem fazendo o que precisa ser feito, e Jaraguá do Sul, particularmente, vem se tornando referência na forma de organização, prevenção e combate.

A cada dia se observa um passo avante, de forma cautelosa e coordenada. É com este foco e postura, que o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, instituído pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, agrega-se a diversas outras entidades representativas da sociedade, e formaliza reivindicação ao Governo do Estado, para flexibilização no modelo de isolamento.

Reunimos em nosso município, peculiaridades que fundamentam tal pedido: dispomos de uma boa estrutura de saúde; a comunidade, salvo raras exceções, tem correspondido às orientações de prevenção e isolamento; a força tarefa de desinfecção em locais de grande circulação, também tem se mostrado uma prática pioneira; entre outras ações conjuntas e eficazes.

Por isso, sem jamais negligenciar as orientações sanitaristas e epidemiológicas, a condição de nosso município nos credencia ao respectivo pedido, como forma de intensificar gradativamente a caminhada em busca da retomada da normalidade.

Ressalta-se que, embora a preservação da vida seja sempre a prioridade número 1, a Saúde e a Economia são interdependentes e nunca poderão seguir dissociadas. Este dilema fundamenta e justifica o modelo de “isolamento vertical”. Juntos venceremos essa guerra.

Por Nelson Pereira

Conselheiro editorial do OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: