Central 0800 da Covid, de Jaraguá do Sul, pode ser um modelo premiado

Por: Editorial

25/02/2022 - 07:02

 

A pandemia do novo coronavírus submeteu a humanidade a uma intensa prova de resistência e resiliência. Finalmente o mundo está vencendo essa traumática guerra, embora o impacto social e econômico possa perdurar por muito tempo ainda.

Entretanto, com a situação sob controle, já é possível avaliar, com maior transparência, os efeitos dessa guerra, bem como, as melhores práticas adotadas ao longo do combate.

É notório que o advento da vacina significou o divisor de águas nessa tragédia humanitária. Vale dizer que as sociedades mais conscientes e melhor organizadas, souberam, e continuam sabendo, conduzir essa tarefa com eficiente harmonia das forças estruturais constituídas pelo poder público, profissionais da saúde, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, imprensa e, pelo senso de cidadania e solidariedade do empresariado.

E Jaraguá do Sul é um desses exemplos. Nessa quarta-feira (16), o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, divulgou o resultado da 1ª etapa de avaliação das práticas habilitadas do Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde.

Nas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Central de Orientações Coronavírus de Jaraguá do Sul foi indicada para a próxima fase do prêmio, pelos serviços de teleatendimento e telemonitoramento de pacientes Covid. A indicação a este prêmio é uma autêntica prova de que em nosso município reunimos peculiaridades que garantem excelência em muitas áreas, sendo a saúde uma delas.

Dispomos de uma boa estrutura hospitalar com destacados profissionais; competente atuação do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid; uma comunidade que, salvo raras exceções, tem correspondido às orientações sanitárias; entre outras ações conjuntas e eficazes. Um modelo digno de prêmio.