Bombeiros não combatem fogo com fogo, mas com estrutura e apoio

Por: Editorial

12/04/2022 - 07:04

O padrão de cada sociedade é proporcional ao grau de influência de fatores característicos como, cultura, valores, voluntariado, modelos estruturais políticos, econômicos e sociais.

Traduzindo-se para nossa realidade local, o que observamos, e nos faz diferenciados, é um padrão elevado de sociedade organizada, colaborativa e solidária. Status assegurado pela intensidade evidente de mobilização desse conjunto de fatores, orquestrado por entidades de classe, empresariado e cidadãos.

Há aqui uma consciência mais acurada de unidade social, de senso de pertença, para o servir. E não há com falar em “servir” sem mencionar o Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. De acordo com os anais de sua própria história, “a corporação fundada em 22 de agosto de 1966, surgiu por causa da necessidade de uma entidade para atender as emergências da população de uma cidade que crescia intensamente.

Antes da existência do Corpo de Bombeiros, tudo era muito complicado. Um pequeno incêndio poderia consumir o trabalho de uma vida inteira, ou até mesmo da vida inteira de muitas famílias.”

Hoje a realidade é bem outra, porém, a cidade continua em pleno crescimento exigindo, consequentemente, adequação da estrutura dos Bombeiros para seguir salvando e preservando a vida com qualidade e agilidade.

Por isso, a entidade lançou o selo “Empresa Amiga dos Bombeiros Voluntários,” com o propósito de captar recursos para fortalecer a estrutura, bem como, reforçar o elo de parceria com a iniciativa privada e sociedade, para o bem servir. Bem sustenta o adágio popular de que: “os bombeiros não combatem o fogo com fogo.” Portanto, essa é uma missão coletiva.