Atenção: Dengue continua ameaçando Jaraguá

Por: Editorial

07/12/2022 - 06:12

 

Reiteramos o alerta já publicado nesse espaço editorial. O combate ao Aedes Aegypti requer uma prioritária atitude de unir todas as forças contra um inimigo da saúde pública que representa uma significativa ameaça ao bem-estar de nossa sociedade. Esse mosquito da dengue, nos coloca na lista de municípios catarinenses infestados, de acordo com boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).

Temos insistido, também, que a primeira ação de combate é conhecer bem o inimigo. Este mosquito, ou pernilongo, que transmite a dengue, a febre amarela, além da zika e da chikungunya, possui uma característica que o diferencia dos demais mosquitos. Sua cabeça, tronco e pernas apresentam listras brancas.

Ele é originário da África, foi exterminado de nosso território em meados da década de 1950, mas retornou 20 anos depois. A segunda ação de combate é conhecer seus hábitos. Ele se adapta e se reproduz em locais de calor, umidade e chuvas. As peculiaridades climáticas de nossa cidade formam o habitat ideal do Aedes aegypti. Aqui ele desenvolve com facilidade seu ciclo de vida, que se dá em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

A terceira e definitiva ação de combate, consiste em saber onde ele está e exterminá-lo. Seus ovos são depositados próximos a linha d’água, em quaisquer recipientes com água parada. O macho alimenta-se de seivas de plantas e a fêmea, de sangue humano.

O período chuvoso pelo qual passamos potencializa os riscos de reprodução. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaraguá, os pontos de proliferação do mosquito se concentram em três bairros. Quase 35% dos focos estão nos bairros Centro, Vila Nova e Ilha da Figueira.

Cada cidadão pode contribuir nessa batalha. Só venceremos com mobilização das lideranças comunitárias, agentes de saúde, do serviço de limpeza urbana, voluntários e, notadamente, conscientização e atitude preventiva da população.