Alerta: as mudanças climáticas estão alterando o padrão das chuvas

Por: Editorial

22/03/2022 - 07:03

 

A exemplo de Canadá, Estados Unidos, Austrália, Rússia e China, o Brasil também é um país de dimensões continentais. Por conta de sua extensão territorial, desfruta de uma ampla diversidade ambiental e climática.

Pesquisas científicas vêm identificando e comprovando alteração do padrão das chuvas no planeta. O que vem se registrando em todo o mundo, é um aumento da frequência de eventos extremos, com significativas consequências. Esse fenômeno tem sido nitidamente observado também no Brasil.

Inquestionavelmente, essas preocupantes mudanças climáticas são decorrentes do aquecimento global causado, notadamente, pela desenfreada emissão de gases de efeito estufa na atmosfera global. Para reverter esse letal fenômeno, não há outro caminho, senão, mudar radicalmente o modo de vida, produção e consumo.

Essas novas condições climáticas exigem dos governantes e população, maior entendimento e previsibilidade sobre essas mudanças, como forma de melhor planejamento e prevenção.

Reportando-se especificamente à nossa realidade local, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul está em estado de atenção devido à chuva persistente dos últimos dias. O órgão tem registrado recentes quedas de barreiras e de árvores, com comprometimento de vias. É importante redobrar os cuidados.

O telefone 199, de emergência da Defesa Civil pode ser acionado assim como o número (47) 9 8858-2991. Em caso de emergência, os chamados também podem ser feitos por meio do 193, do Corpo de Bombeiros Voluntários.