A pesquisa científica como grande aliada da saúde

Por: Editorial

22/09/2022 - 06:09

 

Os avanços tecnológicos, conjugados com esforços científicos, proporcionam aos profissionais da saúde maior capacitação frente aos desafios que se apresentam cotidianamente. No âmbito da medicina, a prática da pesquisa é fundamental por representar uma espécie de alicerce em relação aos achados, podendo promover mudanças e soluções baseadas em evidências.

E quando há integração entre a pesquisa científica e recursos tecnológicos, os resultados serão ainda mais precisos, confiáveis e céleres, notadamente em demandas ou situações delicadas ou urgentes. O que se busca sempre é a redução das doenças e consequente mortalidade, garantindo qualidade de vida.

Diante do exposto, demonstrações dessa realidade já são efetivadas em Jaraguá do Sul. Pesquisas de nível acadêmico, envolvendo outras parcerias, têm mostrado resultados animadores na reabilitação de pessoas com Parkinson e vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dois estudos avançados conduzidos por um grupo de pesquisa de neurociências aplicadas, vêm demonstrando resultados animadores quanto ao uso de método e tecnologia na reabilitação de doenças neurológicas.

Mais especificamente, os projetos utilizam um exoesqueleto e realidade virtual para tratar pacientes com Parkinson e que sofreram AVC. É a pesquisa científica aliada às novas tecnologias, promovendo saúde.