A nova Praça Ângelo Piazera será mais um cartão-postal de Jaraguá

Por: Editorial

03/05/2022 - 06:05

Há praticamente 1 ano, sustentávamos aqui nesse espaço editorial, que a existência de praças no seio de uma cidade contribui significativamente, e de forma sustentável, para a coesão social. São incontáveis os benefícios que esses espaços urbanos geram em todas as dimensões da vida em sociedade. Praças são partes indissociáveis de uma cidade.

Informávamos que uma das praças mais tradicionais, localizada no coração de Jaraguá do Sul, ganharia em breve, uma nova identidade visual, estrutural e funcional, correspondendo aos modernos conceitos de urbanismo, mobilidade e convivência. Argumentávamos ainda, que seria, também, uma forma de manter viva na memória dos jaraguaenses, a origem desse importante espaço público.

De acordo com registros do Arquivo Histórico Municipal e do próprio acervo do jornal O Correio do Povo, a respectiva Praça foi inaugurada em 4 de outubro de 1941, concomitantemente com o prédio da antiga prefeitura, hoje Museu Emílio da Silva. Agora é chegado o momento de sua completa revitalização e requalificação.

Na sexta-feira (29), a Prefeitura entregou a Ordem de Serviço para execução das obras, que compreende 5,2 mil metros quadrados de intervenção paisagística e outros 640 metros quadrados de reforma e ampliação em alvenaria, somando investimentos, próprios do município, da ordem de R$ 9,2 milhões.

O novo projeto foi pensado com muito critério arquitetônico, buscando otimização no tocante a múltiplos aproveitamentos dos espaços por parte da população. Acompanhe detalhes de como será a nova Praça Ângelo Piazera, na matéria da página 8 desta edição OCP.