A água nossa de cada dia!

Por: Editorial

02/03/2022 - 07:03

 

Adentramos o mês de março. Teremos o dia 22 dedicado à água. Data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o propósito de alertar a população sobre a necessidade de preservação desse recurso indispensável para manutenção do ecossistema do planeta.

A cada ano um tema diferente e providencial norteia a reflexão. Para 2022 convencionou-se o seguinte tema: “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível.” É preciso ter consciência de que a água potável, própria para consumo humano, encontra-se cada vez mais escassa.

Cabe salientar que de toda a água existente no nosso planeta, mais de 97% é salgada e menos de 3% é doce. Dessa ínfima parcela doce, a maior parte encontra-se em geleiras. Outra parte, encontra-se em lençóis subterrâneos inalcançáveis, e outra ainda, são poluídas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três pessoas no mundo, não tem acesso a água potável.

No Brasil são cerca de 35 milhões de habitantes desprovidos desse recurso. São dados impactantes que merecem consciência e reflexão. Precisamos, urgentemente, repensar nossa relação com esse recurso vital. Inconscientemente, é dada as costas para a água. Não haverá sentido dispormos de estrutura e tecnologias modernas sem que haja água para coletar. Por isso, raciona-la é uma questão de consciência humana.

Repensar a relação com a água implica incorporar hábitos sensatos como: lavar roupas uma vez por semana; aproveitar a água usada para limpezas; não lavar veículos e calçadas com mangueira; consertar vazamentos; tomar banhos curtos; não lavar louças com a torneira aberta; não poluir rios e fontes; preservar nascentes; entre outros.

Para instigar essa consciência, e mobilizar a comunidade, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul, organizou uma pauta diversificada de atividades, internas e externas, que serão executadas ao longo do mês de março. O leitor do OCP, pode conferir a programação completa e com profundidade de detalhes. Participe.