3º Festival de Cinema de Jaraguá

Por: Editorial

23/06/2020 - 06:06

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

A determinação de uma equipe de visionários que não se curva à pandemia, e que acredita na arte, cultura, educação e entretenimento, faz bater a claquete para o 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, que se dará nos dias 25, 26 e 27 desta semana.

Circunstancialmente, nesta edição, as pessoas não irão ao cinema, mas, o cinema irá às pessoas. Como boas vindas, a novidade ficará por conta do curta documentário “Simplesmente Bella”, de produção local, que retrata a carência de literatura em braile em nossas bibliotecas e escolas.

A cena projetada de transformar Jaraguá do Sul num polo audiovisual multi-telas e multigêneros, continua rodando. No conteúdo da cena, ações voltadas a promover, incentivar e divulgar a formação e produção independente, da arte audiovisual, por meio de workshops, oficinas, palestras, avaliações e premiações com cineastas, produtores e distribuidores de conteúdos de influência local, estadual e nacional.

Este é o roteiro que norteia o Instituto FESCINE e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), viabilizadores desse projeto, que encontra amparo nas seguintes premissas: i) há uma demanda diferenciada, pulsante e urgente em nossa cidade e região no que se refere ao empreendedorismo cultural; ii) atualmente, as avançadas tecnologias de comunicação ao alcance de todos, potencializam as condições de desenvolvimento e produções de audiovisuais; iii) a agenda cultural da cidade já transcende o alcance regional, com eventos como Femusc, Schützenfest e Feira do Livro, demonstrando que há aqui, expertise intelectual, estrutural e logística para projetos dessa magnitude; iv) Jaraguá possui um dos melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, mantendo-se em expansão e desenvolvimento.

Por fim, vale salientar que o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é uma construção coletiva. Depende do apoio da sociedade. Em tempo, preencha a quarentena com cinema.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul