12 de junho: que o dia seja instigante para amantes e lojistas

Por: Editorial

04/06/2020 - 06:06

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

Registros históricos dão conta de que a origem desta data comemorativa remonta o antigo Império Romano. Um bispo católico, de nome São Valentim, teria sido proibido pelo imperador Claudius II, de realizar casamentos.

Acreditava-se que casamento enfraquecia os soldados. Desrespeitando a ordem suprema, o bispo foi condenado à morte e decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Assim, o Valentine’s Day virou tradição em muitos países como Canadá, Estados Unidos, Europa e até países orientais. Neste dia as pessoas celebram o amor e a amizade trocando presentes.

Entretanto, no Brasil se compôs uma história diferente da maioria. Consta que um tal frei português de nome Fernando de Bulhões, popularmente conhecido por Santo Antônio, teria ganhado fama por pregar a importância do casamento e de se cultivar o amor. Por conta da legião de fiéis, lhe coube o epíteto de “Santo Casamenteiro”.

Guardadas as tradições de cada país, por aqui acabou se transformando em uma das mais importantes datas do calendário comercial. Em que pese a circunstância da atual pandemia, as expectativas dos lojistas de nossa cidade são promissoras.

Se o momento é de tensão e isolamento, poderá ser, também, de celebrar a vida, a união, e o amor. Que essa data possa, também, despertar o senso de gratidão e reciprocidade dos amantes para com sua comunidade. Priorizando as compras locais, é uma digna forma de também presentear nossa cidade, demonstrando amor por ela.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul