“Trabalho híbrido gera benefícios para empresa e empregados”

Por: Informações jurídicas

28/01/2022 - 08:01 - Atualizada em: 28/01/2022 - 08:30

A pandemia trouxe novos modelos de trabalho, a exemplo do teletrabalho, desenvolvido de forma remota, sendo que, este vem evoluindo para o chamado trabalho híbrido, onde o colaborador desenvolve executa parte da sua jornada na sede da empresa, e parte da jornada em seu escritório doméstico ou em qualquer outro lugar.

Esse novo modelo se desenvolve a partir de um novo fenômeno cultural chamado anywhare office, em tradução livre “escritório em qualquer lugar”. Esta cultura representa a possibilidade de trabalhar em espaços variados.

Dessa forma, os profissionais podem realizar as suas atividades em casa, na praia, no campo, em uma cafeteria, em um coworking ou presencialmente na sede da empresa.

Não é mais necessário trabalhar sempre na sede da empresa ou sempre em casa. O local onde as atividades profissionais se desenvolvem pode ser escolhido de acordo com a rotina diária de cada profissional e necessidades da empresa.

O formato apresenta resultados positivos na questão da saúde mental no ambiente corporativo, trazendo as vantagens de ambos os modelos de trabalho, ou seja, mantendo o contato social com os colegas de trabalho nas atividades presenciais e também permitindo os confortos do teletrabalho com redução de tempo de deslocamento, etc.

No dia-a-dia, se tem deixado para o remoto as tarefas que precisam de alta concentração ou levam muito tempo (deep work) e para o presencial projetos complexos ou com muitas etapas interdependentes. Assim, a comunicação flui com mais facilidade e a tomada de decisão é mais ágil.

Observa-se a diminuição do absenteísmo, decorrente dos atrasos em razão do deslocamento e imprevistos no caminho percorrido; aperfeiçoamento dos processos e redução de erros, com definições dos procedimentos e regras de forma clara e delimitada, para que o colaborador possa executar corretamente suas tarefas e a empresa tenha controle sobre os resultados; comunicação efetiva, que ajuda a manter a sintonia e eficiência da equipe; além de diminuição de custos diretos e indiretos, aumento de satisfação e produtividade.

Apesar de sua popularidade e eficiência, este formato ainda não está regulamentado na legislação brasileira, por isso, para sua adoção são necessárias algumas cautelas e cuidados.

É fundamental o investimento em soluções tecnológicas para controle de resultados, controle de jornada (se for o caso) e garantia da proteção de dados e informações dos empregados, terceiros e empresa.

Além disso, é importante a definição, mediante contrato, da forma da execução das atividades, jornada de trabalho, controles, ferramentas operacionais e responsabilidades.

As concepções sobre ideal de rotina se alteraram e o trabalho híbrido se mostra como uma solução para problemas relacionados à ansiedade e estresse, trazendo equilíbrio entre trabalho e lazer, incentivando o conforto e trazendo melhores resultados e produtividade.

Texto elaborado pelo advogado Ricardo Luis Mayer, sócio fundador da MMD Advogados. Atua nas áreas de Direito empresarial, trabalhista e societário. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, com especializações em Direito Empresarial e Direito do Trabalho.