“Novas percepções para os conselhos de empresas”

Advogado Célio Dalcanale

Por: Informações jurídicas

25/06/2021 - 10:06 - Atualizada em: 25/06/2021 - 10:26

Nos últimos anos, as mudanças aceleradas no ambiente dos negócios impuseram transformações no papel do Conselho das empresas. Tradicionalmente voltado para monitorar os resultados obtidos pela organização, os Conselhos estão cada vez mais preocupados com ações relacionadas ao direcionamento estratégico da empresa.

Um dos papéis essenciais do Conselho consiste em definir estratégias e tomar decisões que protejam e valorizem a organização, otimizem o retorno do investimento no curto e longo prazo, e busquem o equilíbrio entre as expectativas das partes interessadas. Aos Conselheiros, portanto, cabem realizar uma reflexão estratégica sobre os negócios e estarem atentos às visões de futuro, objetivos, antecipação de riscos e identificação de oportunidades.

Com o avanço dos modelos de negócios e a necessidade rápida de adaptação, solução de problemas e tomada de decisão, as empresas passaram a valorizar não somente profissionais com conhecimento técnico, mas também com habilidades comportamentais, chamadas de soft skills, que possibilitam uma visão periférica e sistêmica do negócio. Isto se aplica, também, nos ambientes de Conselho.

As soft skills voltadas para os Conselhos estão diretamente ligadas com a capacidade de lidar e adaptar-se às mudanças e novos cenários de maneira eficiente, encontrar soluções adequadas aos problemas, e encarar os desafios com inteligência. Ter um pensamento crítico para refletir, analisar, quantificar as informações que recebem, e saber avaliá-las com boas fontes e referências. Saber ponderar sobre cenários futuros, avaliar as alternativas e assumir a responsabilidade de uma escolha através da tomada de decisão assertiva. Estar atento às mudanças de mercado, novas tecnologias, concorrências e mudanças de comportamento.

São importantes habilidades comportamentais que refletem diretamente no direcionamento da organização. Por isso, estabelecer um processo estratégico permanente e contínuo nos Conselhos, através de profissionais habilitados tecnicamente e com experiências e comportamentos alinhados com o modelo de negócio, é uma tarefa essencial para o crescimento e evolução da organização.

Artigo elaborado pelo advogado Célio Dalcanale, inscrito na OAB/SC sob nº 9.970, graduado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau – FURB e em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Administrativas de Joinville. Pós-Graduado em Direito Processual Civil, Direito Empresarial e com MBA em Direito Tributário. Sócio da Mattos, Mayer, Dalcanale & Advogados Associados. Atua nas áreas de Direito Empresarial, Direito Societário e Direito Tributário. Expert em planejamento sucessório, tributário e patrimonial de bens de sócios e diretores de empresas.