“eSports: Católica SC está no jogo!”

A Católica SC está sempre atenta às novidades e necessidades, e de portas abertas à criação de projetos que atendam às demandas e interesses, tanto dos alunos quanto da instituição. Uma das grandes tendências a qual estamos atentos é o crescimento dos eSports e dos cursos para desenvolvimento de jogos.

Para os mais maduros que não estão acostumados com a novidade, já devem, em algum momento, ter se deparado, ao zapear, com uma competição bem diferente sendo transmitida nos canais de esporte. Em vez de um campo, uma imagem computadorizada com inúmeros elementos gráficos em movimento na tela.

Para quem não faz parte ainda desse universo, pode parecer atípico. Mas é fato, não é uma moda passageira. Veio para ficar. Há jogadores, torcedores, técnicos, patrocinadores e narradores, como nos esportes “tradicionais”.

Conforme a Newzoo, agência global de marketing especializada na modalidade, neste ano, o mercado de eSports deve crescer 15% e atingir um público global de mais de 450 milhões de pessoas. Há arenas próprias em construção, como o Full Sail University, na Flórida, Estados Unidos, e o LCK Esports Stadium, em Seul, Coreia do Sul.

O eSport está se tornando uma profissão e é crescente o número de adeptos da modalidade. Os jogadores levam os jogos a sério e percebe-se o fortalecimento da união entre eles, tanto para jogar por diversão como para criarem eventos com premiações.

Fatores como esses ajudam as empresas a investirem nessa modalidade, já que isso proporciona investimentos e negócios. Também acaba gerando bastante visibilidade e reconhecimento, além de alavancar a área dos games e de desenvolvimento dos mesmos.

O ambiente acadêmico, por sua vez, é extremamente propício para prática de eSports por ser um local onde os alunos têm a possibilidade de receber um suporte maior, tanto em conhecimento, instrução e motivação, quanto em preparação para o mercado de trabalho e desafios impostos pela vida.

Além disso, com o eSports, pode-se mostrar aos alunos a importância do trabalho em grupo e da adaptação às diversas situações do dia a dia, sem falar do comprometimento, organização e proatividade, que atualmente, são aspectos fundamentais em qualquer área.

Estamos nos estruturando para fazer parte desse grande movimento. No campus de Jaraguá do Sul, está em planejamento um campeonato interno para escolha de times. A ideia é unir os alunos e auxiliá-los a aflorar e desenvolver habilidades cognitivas, assim como motivá-los e ajudá-los a crescerem como pessoas e como profissionais.

O projeto é capitaneado pelos professores Maurício Henning, que é Coordenador de Curso, e Tassiana Kautzmann. Já nos times, temos 28 acadêmicos envolvidos, dos cursos de Engenharia de Software, Administração, Design e Direito.

Serão dois times para cada jogo (League of Legends e Counter Strike: Global Ofensive), com 5 players titulares e 5 players reservas. As equipes serão escolhidas de acordo com seus destaques durante um campeonato interno.

A prática de eSports é gratuita para os alunos e contribui para o desempenho acadêmico, desenvolvimento e motivação do estudante. Os alunos têm a oportunidade de desenvolverem sua capacidade de raciocínio e estratégia, resposta rápida para situações inesperadas, aprender a trabalhar em equipe, aprimorar a habilidade de comunicação, assim como o respeito e o comprometimento.

Cada time terá um player responsável por liderar a equipe. Isso tudo, sem falar da parte prazerosa de poder divertir-se jogando.

Os treinos e reuniões oficiais ocorrem aos sábados, no laboratório da Fábrica de Software. Depois de finalizarmos a formações oficiais, vamos estruturar as camisetas e a busca por empresas parceiras. Os campeonatos universitários de eSports como a TUES (Torneio Universitário de eSorts) e a LUE (Liga Universitária de eSports) que nos aguardem!