“Retração gengival tem solução sim!”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/09/2018 - 10:09 - Atualizada em: 28/09/2018 - 10:37

A retração ou recessão gengival é a perda da gengiva e do osso que recobre à raiz do dente, ela ocorre com muita frequência, em torno de 70% da população apresenta algum grau de perda gengival.

A procura por uma solução ocorre normalmente quando essa exposição causa sensibilidade a bebidas ou alimentos gelados ou afeta a área estética do sorriso. A causa normalmente tem mais de um fator como por exemplo doenças gengivais inflamatórias, escovação feita de maneira errada, movimentação dos dentes com aparelho extrapolando a correta posição das raízes dos dentes e na minha opinião a mais frequente causa é o desequilíbrio da oclusão, ou seja a maneira que os dentes se tocam na mastigação.

A primeira coisa a ser feita é remover a causa antes mesmo de tratar a própria retração. A causa pode não estar no dente que tem retração ou seja, o desgaste demasiado de um dente como o canino, por exemplo, vai afetar todo o esquema mastigatório a ponto de retrair a gengiva dos dentes que irão compensar o papel que o canino não esta fazendo corretamente.

É uma avaliação que requer experiência do profissional pois envolve mais de uma área de conhecimento da odontologia para conseguir sucesso no tratamento.

Após solucionada a causa vamos para o recobrimento de fato que é feito reposicionando a gengiva na correta posição através de uma micro cirurgia feita com anestesia local, onde além do reposicionamento um enxerto de tecido conjuntivo é feito para garantir uma gengiva mais espessa q vai se manter na posição em definitivo.

Para qualquer dúvida estou a disposição!

Um abraço até semana que vem!