“Quanto tempo deve durar as lentes de contato dental?”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/10/2018 - 13:10

A durabilidade de um tratamento com facetas em porcelana ou lentes de contato varia de acordo com a boa indicação para seu uso, isso inclui avaliar quesitos como encaixe de mordida, higiene bucal, espessura da faceta que vai ser aderida ao esmalte do dente, tipo de porcelana usado na confecção das lentes, dentre vários outros fatores.

Quando bem executada as etapas de confecção, adesão, preparo do dente e avaliação periódica da mordida duas vezes por ano, faz com que as lentes tenham tempo esperado de durabilidade em mais de 20 anos. Estudos antigos relatam casos de durabilidade de 50 anos, mas levando em consideração o avanço dos materiais adesivos e evolução da técnica principalmente nos últimos cinco anos, pode se dizer que é um tratamento seguro e de longo prazo e que vai apresentar alguns desgastes com o tempo, assim como o próprio dente natural.

Com o aumento da expectativa de vida da população a tendência é que em algum momento, vá se fazer necessária alguma intervenção para acrescentar aos dentes aquilo que foi perdido pelo uso e desgaste de anos e anos na mastigação.

O que vejo no dia a dia em consultório é que uma avaliação com pessoas a partir de 25 anos, é interessante fazer alguns acréscimos, tanto em resina como em porcelana em determinados dentes para mante-los jovens, saudáveis e consequentemente belos por muito mais tempo.

A odontologia moderna é maravilhosa e tem soluções para os mais diversos problemas, consulte seu dentista e tire suas dúvidas. Eu também me coloco a disposição.

Um grande abraço e bom feriado!