“O que faz um sorriso ser esteticamente belo?”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

31/08/2018 - 06:08

Primeiramente gostaria de me apresentar, sou o Doutor Diego Mayer e estarei com vocês, leitores da coluna saúde do OCP News, as sextas feiras para falar um pouco do que fazemos em nossa clinica privada e as evoluções que vem surgindo em pró da estética do sorriso, facetas, lentes de contato dental, implantes, enxertos e materiais que a toda horas surgem e são dúvidas comuns no nosso dia a dia.

A odontologia estética é bem mais ampla do que um simples clareamento dentário, ela envolve um planejamento e modificações que vão de lábios, passando pelo papel fundamental da gengiva na composição do sorriso e claro os dentes, estes que não bastam ser todos da mesma cor e alinhados, mas sim devem ter as proporções corretas de um para outro, para que se consiga o resultado perfeito com naturalidade e beleza, sem ficar com aspecto artificial.

O tratamento mais falado dentro da Odontologia são as facetas de porcelana, as famosas lentes de contato dental, que são laminas ultrafinas que são aderidas definitivamente ao esmalte do dente, se integrando a ele com uma união extremamente forte.

Com elas conseguimos realmente transformações incríveis de sorrisos com problemas como: dentes de cores diferentes, dentes resistentes ao clareamento, com formato diferente, correção de alguns desalinhamentos em pacientes que já usaram aparelho e não querem utilizar novamente.

É uma gama incrível de soluções que a odontologia moderna nos oferece hoje e desde que bem indicada traz enormes benefícios aos pacientes, pergunte para seu dentista a respeito, não fique com dúvidas!

Normalmente o tratamento leva de três a cinco consultas, podendo variar de caso para caso de acordo com o que for necessário para alcançar os resultados desejados.

Na primeira consulta uma boa conversa para melhor entendimento entre dentista e paciente é necessária e as fotos para diagnostico são tiradas para de fazer o estudo das melhorias a serem feitas. Usamos com frequência simuladores digitais para que o paciente possa ter uma ideia visual de onde queremos/podemos chegar de acordo com o desejo e possibilidade de cada paciente.

A segunda consulta já com os exames radiográficos em mãos, é quando fazemos o teste do mock up ou test-drive do novo sorriso.

É nessa etapa que antes de fazer qualquer alteração definitiva nos dentes, o paciente tem possibilidade de ver em boca como deve ficar o trabalho final e juntamente com o dentista apontar mudanças, se necessárias, na posição, volume e inclinação dos dentes ajudando muito na comunicação entre paciente e equipe. Inclusive é possível que o paciente vá para casa com o test-drive em boca para mostrar para familiares e amigos.

Quando aprovado o projeto do sorriso, partimos para preparos e molde dos dentes para envio para o laboratório confeccionar as lentes uma a uma, é um processo bastante delicado e exige muita experiência do técnico que vai realizar o caso quando queremos resultados que realmente superem expectativas.

A penúltima consulta é a da Colagem ou Cimentação ,após provar a adaptação, ver a cor final fazendo mais um teste em boca já com as laminas de porcelana prontas, se o dentista e o paciente aprovarem, é feita a colagem e esses dias, com certeza, são os dias mais felizes na clínica!

A última consulta é quando fazemos os acabamentos finais e polimentos normalmente uma semana ou dez dias após a colagem.

Na próxima sexta abordaremos as dúvidas mais frequentes dos meus pacientes, que acredito que sejam de boa parte dos leitores.

Até a próxima!