“Implantes Dentários com cirurgia sem cortes. Como é possível?”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/09/2018 - 14:09 - Atualizada em: 21/09/2018 - 14:55

O implante dental é um parafuso de titânio ou zircônia que é colocado no osso da maxila para substituir as raízes dos dentes e é sobre eles que fixamos a prótese com os dentes em pacientes que perderam um ou mais dentes.

Todas as áreas da odontologia tiveram enormes avanços nos últimos cinco anos e a implantodontia já esta consolidada como tratamento altamente eficaz e com índices de sucesso que giram em torno de 97%, quando bem indicados.

O que mais assusta ainda hoje os pacientes é o medo da dor pós operatória, pois escutaram de algum amigo ou vizinho que passou por um tratamento traumático.

A realidade é que isso mudou para a maioria dos casos. A cirurgia guiada na implantodontia é uma técnica onde, através da tomografia do paciente e de um scaneamento da boca, uma “simulação” de cirurgia é realizada pelo dentista habilitado no computador, escolhendo assim a melhor posição para cada implante. Depois disso, é feito uma guia que tem formato de um aparelho móvel, possibilitando mostrar para o paciente exatamente o que vai ser feito antes mesmo de sentar na cadeira de cirurgia.

As vantagens não param por aí, no momento de fato de colocar o planejamento virtual em prática, ou seja instalar os parafusos de implante em boca, a cirurgia tem um tempo de duração muito menor e por não realizar cortes e descolamento da gengiva, tem um pós-operatório realmente muito confortável, a ponto de não haver inchaço e dor local. Trata-se de uma grande aliada para pacientes com problemas sistêmicos e com coagulação comprometida.

As limitações desta técnica esta por conta de um aumento de custo, em torno de 10% a 20%, em comparação a cirurgia convencional, onde há descolamento de gengiva e pontos.

Outro ponto limitante é sua indicação, que tem requisitos, como a necessidade de presença mínima de osso e, para os pacientes que não têm, deve-se fazer enxerto ósseo, desta forma se faz primeiro a enxertia e na segunda etapa, da colocação do parafusos, é possível fazer a cirurgia guiada.

Converse com seu dentista e tire todas as dúvidas, pergunte sobre casos anteriores já finalizados. É obrigação nossa tirar todas as suas dúvidas.

Um forte abraço, até semana que vem!

  • Dr. Diego Mayer – CRO/SC 11.637 Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética – SBOE Excelência em Estética Odontológica – IDP Especialista em Implantodontia- Unicsul