“Cirurgia de prótese no joelho”

Por: Daniel Antonio Wulff

25/09/2018 - 10:09 - Atualizada em: 25/09/2018 - 10:46

A cirurgia de prótese no joelho é uma das cirurgias mais realizadas no mundo em  pessoas com mais idade, apresenta alto índices de satisfação. No Brasil existe uma média  de 50.000 próteses  de joelho ano.  Quem não conhece uma pessoa com mais idade que reclama de dor nos joelhos? Pode ser artrose ou desgaste no joelho.

Isso não quer dizer que toda a pessoa com mais idade que tem dor no joelho tem indicação de prótese de joelho ou precisa de alguma cirurgia. Muito pelo contrário, o ortopedista usa primeiro todas as armas terapêuticas para não precisar colocar uma prótese no joelho.

Qual é a prevenção para a pessoa não precisar colocar uma prótese no joelho? Manter o joelho sempre alongado e com reforço muscular é a principal arma no combate a dor no joelho e ao desgaste. Uma musculatura fraca não consegue sustentar o peso da pessoa, e o peso acaba sendo todo descarregado na cartilagem do joelho.

O alongamento do joelho bem feito também afasta os ossos e previne o atrito. A cartilagem do joelho gosta de movimento, mas não de impacto. Por isso sempre sugiro exercícios de baixo impacto como bicicleta, simulador de caminhada, hidroginástica, natação, musculação bem assistida, fisioterapia para reforçar o joelho .  Mas não esquecendo que um pouco de impacto também é importante para prevenir a osteoporose, portanto pelo menos uma caminhada leve é muito bom. Portanto temos que ter um equilíbrio nas atividades.

Quais são as indicações da prótese do joelho?  Artrose avançada do joelho com dor  importante para caminhar e   limitação. Não indicamos prótese do joelho em casos de artrose leve ou moderada. Na verdade, o que eu sempre falo  que quem indica a prótese é o paciente, só ele sabe a dor pela qual esta passando e sofrendo.  A cirurgia de prótese tem complicações também, converse com seu ortopedista para esclarecer estas dúvidas.