Dieta emocional

Por: Cristiane Molon

14/02/2018 - 12:02 - Atualizada em: 14/05/2018 - 13:18

Diante de tantas dietas, líquida, baixa caloria, restritiva, da proteína, do suco, low carb, paleo, o que fazer? Qual será a dieta ideal, que gera melhor resultado? Este questionamento pairava nos meus pensamentos diariamente até entender o metabolismo, como funciona a saúde emocional e como o estresse impactam na saúde geral, inclusive, freando o metabolismo.

Talvez, o que vou dizer, possa gerar uma frustração ou alívio. A dieta ideal não existe porque tudo depende do metabolismo, da individualidade biológica e dos nossos mecanismos de sobrevivência. Precisamos entender porque o corpo chegou onde chegou, como a pessoa vê a vida, quais são suas prioridades, porque ainda não teve êxito, o ambiente em que vive, como vive, onde se alimenta, preferências alimentares, a rotina e por aí vai.

O ser humano é complexo e perfeito ao mesmo tempo. Por que o nosso organismo começa a queimar menos calorias, ou seja, engordar? Engordamos não só porque comemos, mas também por mecanismo de sobrevivência, a gordura serve de proteção. Provavelmente, está passando por alguma situação na vida, onde tenha que ser forte para sobreviver e, dessa forma, o corpo armazena gordura como fonte de energia. E, claro, aí entram inúmeros mecanismos e rotas metabólicas complexas para explicar o aumento de peso.

Pessoalmente, faz parte da minha missão levar informação com uma visão um pouco diferente sobre saúde. Está tudo interligado no nosso corpo, nenhuma parte funciona separada da outra. Quando estamos de férias, dificilmente temos algum desconforto, pois estamos com o corpo e a mente relaxada, ou seja, o corpo está em parassimpaticotonia, estado de relaxamento. No entanto, no dia a dia, quando somos submetidos a uma carga emocional grande, com um estresse descompensado, há um predomínio do sistema nervoso simpático, onde ficamos em estado de alerta, com mãos frias e úmidas, tensos, coração acelerado, respiração curta, mais liberação do cortisol, com alteração da utilização de insulina. Consequentemente, vem de brinde o ganho de peso.

Engordamos porque comemos errado, porque gastamos menos calorias do que ingerimos, por não saber lidar com os nossos sentimentos e por não gerir de forma equilibrada o estresse. O que te faz engordar? Em que situações você perde o controle da alimentação? O autoconhecimento é o primeiro passo para emagrecer!