“Você conhece o Movimento Champagnat da Família Marista?”

Por: Colégios Marista - São Luis

21/06/2021 - 16:06 - Atualizada em: 21/06/2021 - 16:47

São Marcelino Champagnat, o fundador do Instituto Marista, repetia com frequência aos primeiros Irmãos: “Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos”. Era um homem à frente do seu tempo e sabia que, para alcançar os seus objetivos, precisaria contar não só com os Irmãos Maristas, mas com a ajuda de leigos engajados na missão de educar e evangelizar crianças e jovens.

A história do Instituto Marista contou com a ajuda de leigos benfeitores em diversos momentos e, em Jaraguá do Sul, não foi diferente. A vinda dos Irmãos Maristas para a cidade, em 1940, teve muita participação da população. É comum nos depararmos com as histórias de filhos e netos de ex-alunos sobre a ajuda da família na construção do Colégio Marista São Luís.

Hoje, 204 anos depois de sua fundação, o Instituto está presente em mais de 80 países. Alunos; educadores; catequistas; ex-alunos; pais e amigos tiveram contato com o carisma marista e essa relação gera variados frutos. Um deles é a criação do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

Em 1985, o MChFM foi estabelecido pelo Capítulo Geral dos Irmãos Maristas. Os participantes do movimento dividem-se em “fraternidades”. A fraternidade é uma pequena comunidade, cujos membros se reúnem com regularidade e compartilham fé e vida em um ambiente de família, cultivando a vocação marista e crescendo em experiência de Deus e compromisso com o mundo.

A vida da fraternidade é responsabilidade de cada um dos que a formam. Os seus membros estão abertos para convidar e acolher a todos que desejam incorporar-se ao movimento. Espalhar o carisma marista é o nosso legado, deixado por nosso fundador desde o princípio.

O conjunto de fraternidades compõe o Movimento Champagnat da Família Marista. Em Jaraguá do Sul, a Fraternidade São Luís é formada por 24 fraternos, que há três anos reúnem-se mensalmente para comungar e partilhar do carisma marista.

Gostou e quer conhecer mais sobre o Movimento Champagnat da Família Marista? Faça contato conosco pelo e-mail lpetry@colegiosmaristas.com.br

Luciano Petry, Gerente Administrativo

Fabiane Grutzmacher de Paulo, Coordenadora de Internacionalização

Membros do Movimento Champagnat da Família Marista desde 2018