“Somos todos irmãos, de sangue ou por escolha”

Por: Colégios Marista - São Luis

01/02/2022 - 06:02 - Atualizada em: 31/01/2022 - 16:18

“Existem periferias que estão próximas de nós, no centro de uma cidade ou na própria família. Também há um aspecto da abertura universal do amor que não é geográfico, mas existencial: a capacidade diária de alargar o meu círculo, chegar àqueles que espontaneamente não sinto como parte do meu mundo de interesses, embora se encontrem perto de mim.” (Papa Francisco – Fratelli Tutti n. 97)

Um dos convites que o Papa Francisco faz em sua Carta Encíclica Fratelli Tutti, é de viver o amor incondicional ao nosso irmão, que supere barreiras de tempo e espaço, nos tornando felizes por amar o outro. Inspirados nos pedidos do Papa, e no desejo de uma cultura de fraternidade e amizade social, o Grupo Marista iniciou o Projeto Fratelli que estabelece pontes entre as Escolas Sociais e Colégios, objetivando um olhar mais atento, um compromisso de amor, de atenção e de cuidado com o próximo.

Este projeto é uma oportunidade de famílias, colaboradores e alunos de diferentes realidades para se conectarem a partir do diálogo e de partilhas de vida. Assim, ao conhecer o outro e entender suas necessidades, é possível potencializar uma cultura da solidariedade, fortalecendo o vínculo, como verdadeiros irmãos fraternos.

Com esse espírito, o Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul (SC), realizou duas ações solidárias, durante a OLICHAMP (Olimpíadas Champagnat) de 2021. Nelas, foram arrecadados mais de 480 livros e brinquedos e 1,5 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram destinados para algumas instituições, dentre elas o Marista Escola Social São José, localizado na cidade de São José (SC), que é a “escola irmã” da unidade jaraguaense, dentro do Projeto Fratelli.

O processo proporciona uma rica troca de experiências com o Marista Escola Social São José que, por sua vez, contribui diretamente no despertar de uma consciência sociotransformadora de seus estudantes, alinhada a missão educativa do Grupo, proporcionando o aprendizado mútuo. Além disso, favorece o fortalecimento de vínculo entre os alunos e o fomento da educação para a solidariedade, resultando num compromisso social para a transformação de vidas.

Nathiele dos Santos Grosso – Coordenadora de Pastoral do Colégio Marista São Luís