“Marcelino Champagnat: um educador a frente de seu tempo”

Foto divulgação

Por: Colégios Marista - São Luis

31/05/2021 - 09:05

Na história, as sociedades só tiveram avanços significativos na cultura, na ciência e na educação porque existiram pessoas que inovaram, que foram audazes e pensaram propostas que não existiam em seu contexto.

É o caso de Marcelino Champagnat (1789 -1840), fundador do Instituto Marista, que nasceu em um vilarejo no sul da França. Era filho de pessoas simples em uma sociedade que se industrializava, em que as pessoas saiam do campo e iam às cidades, em plena época da Revolução Francesa e todas as mudanças que ela trouxe para a França, para a Europa e para o mundo.

Marcelino, observador que era, percebeu que todas essas mudanças estavam deixando uma grande lacuna: a educação das crianças e jovens. Na perspectiva da sua vocação sacerdotal, viu que eles cresciam sem estudos, desconhecendo a Deus, o que o angustiava muito.

Então, decidiu que era preciso educar de uma forma nova e eficaz. Como o ministério de sua vocação sacerdotal demandava muito tempo, teve um insight de que para promover educação e catequese de qualidade ele precisaria de Irmãos, religiosos consagrados que se dedicassem exclusivamente a isso. Assim, com dois jovens, ele iniciou a congregação dos Irmãos Maristas para e educação das ciências e da fé.

Champagnat vislumbrou que a educação e o ambiente escolar deveriam oferecer experiências não só educacionais, mas de vida aos alunos. Na época, era habitual impor a disciplina por meio de castigos físicos, e a primeira regra estabelecida nas escolas Maristas foi que isso não seria feito com os alunos.

Podemos citar outros exemplos de inovação, como a Educação Integral. Já nos anos 1800, Marcelino a previa nas escolas maristas, com esportes, horta e participação das famílias na educação e isso se estende, até hoje, em nossas escolas.

Quem visita uma escola Marista, sente que como é diferente e pode observar que ainda se carrega esse espírito inovador e audaz que Marcelino Champagnat infundiu nos Irmãos e Leigos Maristas. Afinal, a história tem que continuar.

Irmão Alison Furlan, FMS (Fratres Maristae a Scholis)

Formador do Aspirantado Marista de Jaraguá do Sul