“Férias escolares, momentos em família”

Foto divulgação | Colégio Marista São Luis

Por: Colégios Marista - São Luis

22/12/2018 - 11:12

Férias, plural de féria, do latim feriae, dia de descanso. Descanso este tão merecido, após uma longa adaptação ao novo modo de estudar, de educar e de trabalhar. Agora é o momento de refrescar a nossa mente, revigorar nossas energias e nos conectar com atividades que sejam possíveis de serem realizadas. Afinal, férias em meio a pandemia, quando todo cuidado é essencial, torna-se ainda mais desafiador.

Portanto, que tal observarmos as nuvens? A cada momento, uma forma diferente se configura lá no céu. Ao contemplarmos o pôr do sol, podemos acompanhar com paciência a luz desaparecendo no horizonte. Ou então, vislumbrarmos as cores do fim do dia e sentir o cheiro da noite se aproximando? Ainda é possível acompanharmos as fases da Lua, as estrelas tilintando e os planetas que nessa época são visíveis.

Em família, uma boa sugestão é cozinhar em conjunto e permitir que o tempero de cada um faça parte do alimento. Jogarmos jogos de antigamente e que hoje em dia foram esquecidos. Assistirmos filmes e fazermos uma roda de debates, pois dialogar desenvolve o pensamento crítico e a comunicação. Jogarmos conversa fora e não nos prendermos em assuntos que nos amarrem.

Ler e reler livros é muito bom, pois conhecimento nunca é demais! Afinal, toda leitura nos proporciona momentos de aprendizagem. Reorganizar nosso espaço de estudo e de trabalho. Guardar o que nos faz feliz: deixar ficar apenas aquilo que nos traz alegria. O que não trouxer, descartar.

Com tudo isso, há a oportunidade de refletir sobre nós, sobre nossas conquistas, os desafios superados e as aprendizagens adquiridas, que neste ano foram muitos, com certeza… afinal, foi o melhor ano para quebrar paradigmas e promover as mudanças que precisávamos para crescer e planejarmos 2021 naquilo que é possível. Afinal aprendemos muito em 2020, ano em que tantas certezas, não foram assim tão certas.

E quando não encontrarmos mais o que fazer, façamos nada! Que pratiquemos o ócio! O ócio é necessário para a realização de grandes invenções. Portanto, para nos mantermos efetivamente produtivos em 2021, precisamos de momentos ociosos, quando possamos descansar nossa mente e aproveitar a vida.

Texto escrito em parceria por:

  • Daniela Brocca, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Integral, Neuropsicopedagoga e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.
  • Andrea Demarchi Hanemann Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Onde encontrar

Em Jaraguá do Sul, o Colégio Marista – São Luis fica na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 520, no Centro.

Contato