“Ensinamentos de Champagnat”

Busto de São Marcelino Champagnat no Colégio Marista São Luis.

Por: Colégios Marista - São Luis

07/06/2021 - 15:06 - Atualizada em: 07/06/2021 - 15:58

São Marcelino Champagnat foi um jovem que, ao sofrer com abusos na escola, pediu para seus pais para poder sair da instituição. Alguns anos depois ele recebeu o convite do padre e entrou no seminário, após ser ordenado sacerdote ele cria sua primeira escola, chamada de Instituto Pequenos Irmão de Maria, que é o que hoje se transformou nos Colégios Maristas.

Eu estudo no Colégio Marista São Luís há 12 anos. Durante esse tempo sempre foi contado para mim quem era Marcelino e sua história e sempre tive a curiosidade e admiração por ele. Ao chegar no sexto ano, foi me apresentado a Pastoral Juvenil Marista (PJM), que é um grupo que se reúne toda semana para conversar sobre diversos assuntos, tendo sempre a temática dos valores maristas, que são: Presença significativa, Espírito de família, Interculturalidade, Simplicidade, Solidariedade Espiritualidade Sustentabilidade Amor ao trabalho. Através da PJM tive a oportunidade de me aprofundar e entender mais sobre estes valores, por meio de vivências e ensinamentos que tive ao longo dos anos.

Estou no último ano do Ensino Médio e como tradição em nossa escola, o “Terceirão” sempre faz um moletom para usarmos ao longo do ano e servir também como uma recordação. Minha turma escolheu como estampa do moletom as três violetas, que junto com outros quatro símbolos (Cruz, Maria Boa Mãe, Coração Acolhedor, Estrela de Belém) fazem parte da simbologia da PJM. As três violetas representam o despertar da vocação, assunto que mais vem sendo discutido por ser o nosso último ano. Além disso, as três violetas trazem consigo três importantes valores que são representados pelas suas pétalas: humildade, simplicidade e modéstia. Esses valores são as principais virtudes de São Marcelino, que sempre buscou ajudar os menos afortunados e servem para nortear toda nossa vida.

Ao longo desses 12 anos de Marista percebi a importância de carregarmos os valores de Champagnat e até a necessidade de levarmos adiante sua história que é tão importante e seus ensinamentos que são tão necessários. Por isso, mesmo saindo da escola no ano que vem pretendo levar tudo que aprendi para a minha vida, manter esses valores sempre perto de mim e nunca esquecer do que me foi ensinado.

Marcelo Henrique Turzzi
Estudante da Terceira Série do Ensino Médio no Colégio Marista São Luís. Estudante Marista desde 2009, participante da Pastoral Juvenil Marista desde 2015.