“Empatia emocional na educação infantil”

Por: Colégios Marista - São Luis

22/02/2022 - 05:02 - Atualizada em: 22/02/2022 - 08:54

Os primeiros 6 anos de vida, a “primeira infância”, são extremamente importantes para o desenvolvimento. É nesse período em que a criança possui maior capacidade de absorção de experiências, trazendo estímulos positivos ou negativos ao desenvolvimento cognitivo e social. As brincadeiras trazem pontos positivos, pois estimulam os cinco sentidos – audição, visão, tato, olfato e paladar – além de construírem relações de amizade, por exemplo. Já um ambiente em que a criança é negligenciada impacta negativamente. Com isso, ela vai construindo sua visão de mundo a partir de experiências e suas relações com o meio em que vive. Na educação infantil Marista, prezamos pelo desenvolvimento integral da criança, visando três aspectos importantes: emocional, social e cognitivo. Quando estes estão em harmonia, há um desenvolvimento pleno e satisfatório.

Desde o período da adaptação, oportunizamos vivências valorizando os sentimentos das crianças. Ao aprender a demonstrar oralmente que está feliz, triste, incomodado, eles percebem a importância de se expressar e serem compreendidos. A empatia emocional é a capacidade de perceber e compreender o que o outro está sentindo naquele momento, é ter a sensibilidade de conectar-se ao próximo.

Desde a primeira infância, quando a criança compreende o que sente, ela demonstra maior segurança em suas relações, tornando mais fácil compreender o sentimento do outro. É importante que a família e professores proporcionem meios para que ela possa agir livremente em seu convívio social, sendo incentivada a conhecer as diferenças para saber lidar com situações diversas.

Conscientizar a criança de que suas atitudes podem magoar ou contribuir para o bem de alguém, é uma missão muito importante. Para ajudá-los a desenvolver a empatia existem ferramentas como histórias que possibilitam esta percepção, fazendo perguntas pertinentes: Como o personagem está se sentindo? Vocês já se sentiram assim? O que podemos fazer para ajudá-lo? Jogos colaborativos e dinâmicas em grupo também auxiliam neste processo, destacando o trabalho em conjunto e a cooperação.

Nossa missão, enquanto educadores de crianças e jovens, é mediar e colaborar com o desenvolvimento integral do indivíduo, do jeito de Maria, seguindo os ensinamentos de São Marcelino Champagnat, tendo como base os valores Maristas, para contribuirmos na formação de sujeitos justos, éticos e solidários.

Natália Robinson Oliveira é graduada em Pedagogia; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Infantil com abordagem em Reggio Emilia e atua como professora de Educação Infantil no Colégio Marista São Luís.