“Adaptação escolar: um momento de acolher e cuidar”

Foto divulgação | Colégio Marista São Luis

Por: Colégios Marista - São Luis

01/02/2021 - 13:02 - Atualizada em: 01/02/2021 - 13:22

Todos os anos a escola se prepara para receber seus alunos. Este movimento é um ritual que envolve planejamento, estratégia, amor ao trabalho, carinho, entre tantas outras coisas. Tudo é pensado para acolher as crianças que chegam até este espaço de aprendizagem para brincar, socializar, aprender e ensinar, investigar, criar e conhecer um mundo de possibilidades à sua volta.

A família também se organiza para viver este encontro. Chega o dia de colocar o uniforme, preparar o lanche, pegar a mochila e ir até a escola. Para algumas crianças este é um mundo desconhecido e ela conhecerá um novo lugar, pessoas e brinquedos. É o momento de aventurar-se neste lugar tão especial.

A adaptação no ambiente escolar é um movimento que merece cuidado e a parceria entre os envolvidos é indispensável, pois é o momento para construir vínculos. É muito importante que os pais estejam seguros e confiantes em relação à escola que a criança passará a frequentar.

Algumas dicas importantes para que os pais contribuam para o processo de adaptação são: seja confiante e seguro, converse com a criança de forma positiva que ela irá brincar, conhecer novos amigos e aprender.

Deixe-a participar da organização da mochila e dos materiais, do preparo do lanche. Podem falar também que ela será acompanhada pelo pai ou pela mãe, as crianças estarão mais seguras para explorar e se encantar com o espaço escolar na presença de um adulto de sua referência, contem suas vivências escolares, falem dos seus amigos do tempo de escola, da sua professora.

Quando chegar, evite o colo e prefira levar a criança caminhando, pois isso facilita a despedida e o acolhimento da professora. Não saia escondido, converse com a criança demonstrando tranquilidade e segurança, explicando que voltarão para buscá-la. E respeite o horário de entrada e de saída. É muito importante respeitar o tempo da criança na escola, programe-se para buscá-la mais cedo ou no horário combinado com a equipe pedagógica, a permanência da criança na escola deverá acontecer de forma gradativa.

O período de adaptação é singular, cada criança tem a sua forma e respostas durante este percurso, por isso é importante ter paciência, passar segurança e confiança, mesmo nos momentos de choro. Mas com o apoio e parceria entre escola e a família, em breve se tornará um espaço de alegria, convivência e muitas aprendizagens.

Artigo escrito pela Prof. Daniele Karin Franzner Fagundes é graduada em Pedagogia e Pós graduada em Piscopedagogia e Educação Inclusiva e coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista São Luís.