Lente de contato dental: Vantagens e desvantagens da técnica

Foto: Unsplash

Por: Clínica L'Santé

10/09/2022 - 05:09

 

Com o objetivo de tornar o sorriso mais harmônico e bonito, a lente de contato dental tem ganhado cada vez mais espaço entre os tratamentos dentários. Isso porque com ela é possível corrigir imperfeições nos dentes de forma indolor, durável e em pouco tempo.
Quer saber mais sobre o tema? Neste texto explicaremos tudo sobre as lentes de contato! Diremos para quem ela é indicada, quais os tipos e como é realizado o procedimento de aplicação.

O que é a lente de contato dental?
A lente de contato dental é uma prótese transparente ultra fina de alta durabilidade que funciona como uma capa que envolve o dente e corrige pequenas imperfeições, como manchas, fraturas, diastemas (dentes separados) e para aumentar o tamanho dos dentes.
Constituídas de cerâmica ou porcelana, as lentes de contato têm até 1 mm de espessura e aderem ao dente com a intenção de tornar o seu formato, cor e proporção mais harmônico. Além disso, a técnica é totalmente segura para a saúde bucal e não provoca o enfraquecimento ou quebra dos dentes, por isso ela pode ser colocada em um ou em vários dentes.

Quais os tipos de lente de contato dental?
O material de confecção das lentes de contato dental é extremamente importante para o resultado do tratamento, pois com ele você pode garantir maior durabilidade e aspectos mais naturais. Normalmente, elas são produzidas com cinco tipos de materiais diferentes:
* Cerâmica feldspática convencional – a porcelana comum tem menor tempo de uso e maior chance de infiltração por cárie e fraturas;
* Cerâmica feldspática reforçada por leucita – esse material é produzido com vidro-cerâmico reforçado e tem melhor resultado estético e durabilidade na boca;
* Silicato de lítio reforçado por zircônia – o material tem maior resistência a impactos externos e ótimo aspecto estético;
* Zircônia translúcida – utilizada em próteses fixas e lentes de contato, as lentes de contato produzidas com esse material tem aparência muito natural e praticamente natural nos dentes;
* Dissilicato de lítio – esse é o material mais utilizado para colocação de lentes de contato, pois ele tem aparência muito natural e resistência maior que os outros.

Para quem a lente de contato dental é indicada?
A lente de contato dental é indicada para as pessoas que desejam melhorar o alinhamento dos dentes, modificar a sua cor e formato. Além disso, a técnica pode ser usada por pessoas que têm pequenas fraturas e manchas, uma vez que as lentes funcionam como uma prótese que disfarça as imperfeições. Sendo assim, podemos dizer que elas são indicadas nos seguintes casos:
* fechamento de pequenos diastemas (espaços entre os dentes);
* clareamento de dentes muito escuros;
* alteração de formato dental;
* melhorar a proporção adequada entre a largura e altura dos dentes (técnica muito usada quando eles são muito pequenos).
Além disso, para a aplicação da lente de contato dental a saúde bucal do paciente deve ser saudável. Dessa maneira, antes de começar o tratamento é primordial realizar uma avaliação com um dentista.

Qual o tempo de duração das lentes de contato?
Em média, a duração da lente de contato é de 15 anos, porém esse tempo pode ser muito maior, dependendo dos cuidados que o paciente terá após a aplicação. Além disso, após a realização do procedimento recomenda-se a visita ao dentista a cada seis meses para que o profissional possa analisar a adaptação e estabilidade das próteses.
Esse intervalo pode aumentar para um ano e, entre as consultas, é primordial manter uma boa rotina de higiene bucal para garantir que as próteses e a sua saúde bucal mantenham-se adequadas. Além disso, como mostramos anteriormente, deve-se evitar o consumo de alimentos duros, roer unhas e morder objetos.
Ao longo deste texto explicamos que a lente de contato dental é uma espécie de prótese dentária ultrafina constituída de cerâmica ou porcelana utilizada para corrigir imperfeições, como os diastemas e dentes quebrados. Além disso, mostramos quais os tipos de lente existentes no mercado e como é feita a aplicação.

Por Dr. Clécio Sidnei Gonçalves, especialista em periodontia, prótese e implantes dentários

Onde encontrar

Agende uma consulta pelo telefone: (47) 3371-7209 ou WhatsApp: (47) 9107-1485.

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse o site clinicalsante.com.br e as redes sociais:

Instagram: @lsantclinica e Facebook: /LSanteClinica