Indicações para lente de contato dental ou faceta de resina

Por: Clínica L'Santé

24/09/2022 - 05:09

Lente de Contato Dental ou Faceta de Resina: o que é melhor?

Escolher o melhor tratamento estético dentário não é fácil, e uma das dúvidas mais comuns é sobre as diferenças entre a Lente de Contato Dental e Faceta de Resina. Nesse artigo vamos explicar as principais diferenças entre elas e saber qual tratamento é mais indicado em cada caso.

O que é uma Faceta de Resina?

A faceta de resina, é uma cópia idêntica de um dente natural realizada através da adição de resina composta. A resina recobre a parte da frente do dente como uma capa. Desta forma mascara imperfeições que mereçam tratamento, seja uma mancha, fratura, trinca ou aparência envelhecida do dente.

Indicações*:

Modificação da forma ou posição dos dentes* – tem sua indicação favorável em casos de dentes levemente mal posicionados;

Correção estética de defeitos estruturais (como manchas ou alterações na superfície do dente);

Modificação de cor – dentes com alteração de cor que não respondem bem ao clareamento dental;

Reconstrução de fraturas;

Restauração de lesões cariosas.

faceta de resina

Faceta de Resina

Obs.: No caso de dentes mal posicionados, a primeira opção de tratamento é a Ortodontia, só devendo ser utilizado o recurso de facetas de resina, na impossibilidade de realização do tratamento ortodôntico.

*Todas as indicações priorizam a estética e o restabelecimento da forma e função do elemento dentário.

O que é Lente de Contato Dental ?

As lentes de contato dental ou lentes de contato de porcelana, são “capas” de cerâmica projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes. Funcionam de forma muito parecida com as facetas de resina, e quando coladas na superfície do dente, as lentes de contato dental podem mudar sua cor, forma, tamanho ou comprimento dos dentes normais.

É um tratamento estético rápido e não tem necessidade de anestesia. Também é realizado no consultório odontológico, mas normalmente necessita de mais consultas para sua finalização.

A espessura da peça varia de 0,3 mm a 0,5 mm de espessura, que se compara à lente de contato para os olhos, daí o nome lente de contato dental. Por isso muitas vezes é possível realizar esse procedimento com mínimo ou nenhum desgaste do dente.

Indicações:

As lentes de contato dentais são indicadas para corrigir:

Dentes desgastados, lascados ou quebrados;

Dentes desalinhados*, com espaços entre eles (diastemas);

Dentes com formato irregular ou má formações;

Dentes com leve alteração de cor, entretanto, nestes casos é necessário desgaste da superfície dental, para que o laminado tenha uma espessura suficiente para recobrir e mascarar a cor do dente. Quanto maior a alteração da cor, maior a necessidade de desgaste.

Lente de Contato Dental

Lente de Contato Dental

*No caso de dentes desalinhados, a primeira opção de tratamento é a Ortodontia, só devendo ser utilizado o recurso de lentes de contato dental, na impossibilidade de realização do tratamento ortodôntico.

Por Dr. Clécio Sidnei Gonçalves, especialista em periodontia, prótese e implantes dentários

Onde encontrar

Agende uma consulta pelo telefone: (47) 3371-7209 ou WhatsApp: (47) 9107-1485.

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse o site clinicalsante.com.br e as redes sociais:

Instagram: @lsantclinica e Facebook: /LSanteClinica