“Escovar demais desgasta os dentes?”

Por: Clínica L'Santé

14/10/2021 - 14:10 - Atualizada em: 14/10/2021 - 14:25

Muitas pessoas não sabem ou acreditam que sabem escovar seus dentes corretamente e usam o fio dental de maneira inadequada. Isso mesmo. Vamos então falar um pouco de algo que parece tão simples, que é escovar os dentes, mas é importante ressaltarmos que “esta técnica” pode variar de uma pessoa para outra conforme sua faixa etária, e quantidade de gengiva em volta dos dentes.

Possuímos um tipo de proteção chamada de gengiva inserida logo em volta dos dentes e ela pode variar de pessoa para pessoa. É muito parecida com a casca da laranja e envolve os dentes. Quando a quantidade desta gengiva inserida é pouca ou inexistente o osso que está logo em baixo fica desprotegido e ocorrem o que chamamos de retração ou recessão. Existe um tipo de cirurgia feita pelo especialista chamada de enxerto gengival que cria esta proteção. O seu dentista pode explicar para você qual a melhor técnica indicada para seu caso mas geralmente deve-se evitar escovar de maneira circular e sim de cima para baixo nos de cima ou superiores e de baixo para cima nos inferiores, higienizando assim a gengiva, os dentes, o céu da boca, as bochechas, assim como a língua. E, falando da língua existem raspadores próprios para higiene da língua ou a própria escova de dentes.

Sobre as escovas de dentes vale-se dizer que a macia sempre é melhor pois ela não machuca a gengiva e penetra com mais eficiência entre os dentes, ao contrário da média e dura que arranha e não limpa tão bem. Costumo comparar com “ bom brio ou esponja fina e com uma esponja grossa ou palha de aço “ que pouco se usa hoje. A esponja fina costuma limpar uma panela sem arranhões e a mais grossa, arranha e deixa marcas na panela. Então para evitar traumas tanto nos dentes como desgastes e também nas gengivas use escovas macias e/ou extra macias.

E sim, escovar em excesso, dependendo do tipo de de pasta utilizado pode ser prejudicial. Escove com moderação e de maneira eficiente e prolongue sua saúde bucal.

Dr. Clécio Sidnei Gonçalves – CRO 3335

Dr. Clécio Sidnei Gonçalves

Onde encontrar

A Clínica L’Santé fica na Avenida Prefeito Waldermar Grubba, 1570 – Vila Baependi, Jaraguá do Sul – SC, 89256-470.

  • Agende uma consulta (47) 3371-7209.

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse o site clinicalsante.com.br e as redes sociais: Instagram @lsanteclinica e Facebook @LSanteClinica.