“O que é uma universidade comunitária?”

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC

Por: Palavra do Reitor

05/05/2022 - 07:05

A Católica SC, desde 1978, integra o Sistema Acafe, uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as fundações educacionais criadas em Santa Catarina por lei dos poderes públicos estaduais e municipais. Mas, na prática, muitas pessoas se perguntam o que, realmente, significa ser uma “universidade comunitária”. Por isso, hoje esse é o tema da Coluna do Reitor.
As Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas à Acafe desenvolvem, sem ônus para os beneficiários, programas e projetos de assistência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania em diferentes regiões catarinenses. O sistema também busca promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as fundações educacionais, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.
A Acafe foi fundada em 1974, visando incrementar o ensino superior das fundações instituições pelos municípios. O primeiro grande impulso dado pelo sistema foi a canalização de recursos do FAZ (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social), que consolidou a infraestrutura dos campi das fundações nas microrregiões. Hoje, a Acafe conta com 15 instituições, sendo dez universidades e cinco centros universitários.
A Católica SC, como integrante do sistema, não tem fins lucrativos e reinveste todos os seus resultados em ensino, pesquisa e extensão. Entre as ações desenvolvidas por nós, está o Projeto Comunitário, implantando em 2010. Nele, durante o período de formação, os alunos de todos os cursos de graduação devem se envolver com trabalhos sócios comunitários durante 30 horas. Isso porque acreditamos que cidadania, solidariedade e responsabilidade social devem ser inerentes ao processo de ensino. Desta forma, enquanto nossos acadêmicos contribuem com a comunidade, eles desenvolvem sua formação humana e despertam para o compromisso de fazer uma sociedade melhor.
Temos também o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), que faz parte dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Católica SC em Joinville. O NAF oferece atendimento gratuito à comunidade na área fiscal em parceria com a Receita Federal. Os serviços são realizados por acadêmicos de diversas fases dos cursos, sob a supervisão de professores orientadores. Entre os serviços prestados estão: inscrições e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal, consulta à situação fiscal, orientações sobre declaração de imposto de renda, entre outros.
No curso de Direito, há ainda o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde os acadêmicos, supervisionados por orientadores, prestam serviços jurídicos gratuitos para a população mais vulnerável da comarca de Jaraguá do Sul e Joinville. O atendimento é direcionado para quem não possui condições de pagar as despesas do processo judicial e os honorários advocatícios.

Esses e outros projetos buscam desenvolver o ensino, a ciência, tecnologia e inovação pelo compartilhamento de ações e competências para assegurar o fortalecimento das instituições associadas à Acafe em prol da educação superior de Santa Catarina. Além disso, visamos formar profissionais capacitados e humanos, e promover para o bem-estar das comunidades onde estamos inseridos.

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC