” Inovação e tecnologia: investimentos necessários para alcançar bons resultados na educação”

Foto: divulgação

Por: Palavra do Reitor

18/08/2022 - 05:08

Mais do que nunca, é preciso investir em metodologias inovadoras por meio da tecnologia, com o objetivo de levar aos acadêmicos formatos diferenciados e eficazes para o dia a dia e para a vida! É claro que, globalmente, esses investimentos foram potencializados a partir de 2020 com a pandemia causada pela Covid-19, em que foi necessário adaptar-se para seguir a rotina.

Entretanto, muitas metodologias seguiram no cotidiano dos acadêmicos de forma positiva e, por isso, é imprescindível que ações sejam pensadas diariamente para garantir que a inovação na educação superior seja constante.

A inovação se dá por meio de instrumentos já existentes, mas que são pensados e aplicados de formas distintas, e a tecnologia é uma grande facilitadora nesse sentido. O ensino híbrido, por exemplo, é um modelo educacional que ficou popular por causa de uma necessidade, mas que, no meio acadêmico, apresentou bons resultados.

Paralelamente, com o surgimento de novos modelos educacionais com maior uso de tecnologias que estão em desenvolvimento, também surge a necessidade de formar professores capacitados para isso. É preciso investir em formas diferentes, porém eficazes, quando se trata de sociabilidade, seja entre alunos, ou, entre alunos e professores. O mundo caminha para uma educação digital e isso é inegável, por isso, mais do que nunca, as instituições precisam focar em tecnologias relevantes que auxiliem todo o contexto na adaptação no que se refere ao mundo digital, e ao mesmo tempo, que esteja alinhado às metodologias da instituição.

Essas novas tecnologias que já são utilizadas ou que ainda virão, devem trazer consequências diretas à qualidade do ensino, além de permitir uma gestão acadêmica cada vez mais personalizada para entregar, principalmente, mais flexibilidade aos acadêmicos.

As mudanças no plano acadêmico que ocorreram nos últimos anos em âmbito nacional e mundial, trouxeram uma visão educacional diferenciada e vieram para ficar.

O novo comportamento dos acadêmicos pede por mais inovações e, com isso, os professores precisam acompanhar esse fluxo também. Investimentos em tecnologia e ideias inovadoras são os que farão a diferença nesse universo de possibilidades.