“Católica SC facilita entrada no mercado de trabalho através da Central de Carreiras”

Foto: Divulgação

Por: Palavra do Reitor

26/05/2022 - 07:05

Além de desenvolver um conhecimento teórico completo, é necessário, mais do que nunca, estar preparado para os desafios práticos do mercado de trabalho. Por isso, na Católica SC, contamos com a nossa Central de Carreiras.

O programa atua como elo entre os estudantes e oportunidades de estágio, trabalho efetivo e trainee em empresas, contribuindo para o desenvolvimento de competências e para o planejamento de carreira. Assim, auxiliamos nossos alunos no autogerenciamento da sua trajetória profissional e elevamos as chances de empregabilidade.

Estamos sempre em busca de vagas que tragam vivência e agreguem valor ao currículo, por meio de projetos e parcerias, estando assim, fortemente alinhados com as expectativas do mercado. Para entender a importância desse movimento, cito um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Segundo os dados, 62% dos egressos das universidades privadas se sentem bem preparados para o mercado. Já na avaliação dos empregadores, esse percentual despenca. Para eles, somente 39% dos recém-formados podem ser avaliados como bem capacitados. Uma das justificativas para esse cenário é os profissionais serem contratados pelas competências técnicas e demitidos pela falta de competências socioemocionais. Por não saberem trabalhar em equipe, liderar ou usar a criatividade, por exemplo.

E, é justamente essa questão que tentamos aprimorar em nossos egressos com a Central de Carreiras, através de oficinas, eventos e capacitações. Abordamos aspectos socioemocionais, ajudamos no aperfeiçoamento de currículos, orientamos sobre como se portar em entrevistas de emprego e outros pontos fundamentais para facilitar a conquista de uma boa vaga no mercado. Desta forma, aproximamos nossos alunos à realidade e auxiliamos na construção de uma marca própria, de um caminho de sucesso.

Pelo programa, uma das possibilidades são as vagas de estágio, onde estudantes do ensino presencial e do EAD podem participar da seleção para oportunidades de estágio e vivenciar uma experiência que une a teoria da sala de aula com as competências próprias da atividade profissional. Também há as oportunidades de trabalho efetivo, possibilitadas pelas parcerias que a instituição tem com empresas que trazem vagas exclusivas aos alunos e egressos, e o programa trainee. Nele, estudantes que estão no fim do período universitário ou são recém-formados, com até dois anos de conclusão de curso, são capacitados para exercerem papéis importantes dentro de grandes organizações.

Atualmente, temos diversas vagas abertas, em diferentes cidades, nas opções de estágio, trabalho efetivo e trainee. Todas podem ser conferidas no site da instituição, de maneira simples e prática. No portal, ainda há espaço para as empresas cadastrarem suas oportunidades, gratuitamente e com total segurança.

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC