“Como o pilates pode ajudar no fortalecimento da coluna vertebral”

Foto Divulgação/pexels.com

Por: Bruno Francisconi

11/04/2019 - 15:04 - Atualizada em: 15/04/2019 - 17:02

Quando pensamos em tratamento da coluna vertebral o Pilates é uma ferramenta fundamental na fase final do tratamento. Um dos motivos de dores na coluna é a instabilidade vertebral, que é a fraqueza da musculatura estabilizadora da nossa coluna. Muitos fatores contribuem para esse enfraquecimento e a hérnia de disco é um deles.

Quando temos essa musculatura forte é ela quem faz como que os movimentos da coluna aconteçam de forma “segura” (estável), quando pensamos em rodar o tronco para o lado por exemplo, antes do movimento acontecer essa musculatura contrai e estabiliza as vertebras para que o movimento aconteça.

Quando temos fraqueza desse músculo, perdemos a capacidade dessa contração antecipada e o movimento acontece instável (movimentando-se a mais do que deveria), por isso muitas pessoas que têm hérnia de disco relatam que travaram da coluna em um movimento simples como colocar uma meia ou até mesmo rodando o corpo para pegar um copo na mesa.

Alguns estudos nos mostram que quando tratamos pessoas que possuem essa instabilidade vertebral, sem fazer o fortalecimento dos estabilizadores da coluna, a recidiva de dor acontece dentro de 12 meses e quando trabalhamos a estabilização segmentar vertebral esse período aumenta para 33 meses.

Pensando em conseguir abranger ainda mais o tratamento dos nossos pacientes essa semana inauguramos o nosso estúdio de Pilates, completo, espaçoso e novinho em folha.

O Pilates que iremos aplicar na Smart Fisio – ITC Vertebral irá ser totalmente focado na reabilitação da coluna, fazendo com que o tratamento desse paciente seja ainda mais completo, eficaz e duradouro, atendendo desde casos simples com uma simples dor na lombar que sentimos no fim do dia após o trabalho até casos mais graves com o pós-cirúrgico de hérnia de disco.

Assim poderemos trabalhar no paciente além do fortalecimento da coluna, o ganho de mobilidade articular global do corpo, diminuindo as compensações da coluna por falta de mobilidade de outras articulações, alongamento muscular e consciência corporal. Isso irá ajudar o paciente no seu dia a dia, não apenas a parar de sentir dor mas principalmente não voltar a senti-las novamente.

Venha nos fazer uma visita, agende sua aula experimental e de início a uma vida melhor, com mais disposição e o mais importante, uma vida sem dor na coluna.

Lembrando que estamos em um novo endereço, na Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.

Contato: (47) 9 9623-9512
Endereço:  Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.