“Coluna cervical pode ser causa das dores de cabeça”

Foto Divulgação

Por: Bruno Francisconi

14/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 21/10/2019 - 11:20

Você já teve aquela dor de cabeça que não passa por nada? Algumas vezes a dor de cabeça pode ser de origem da coluna cervical. Muitas pessoas com problemas nessa região, principalmente as primeiras vértebras cervicais, acabam desenvolvendo fortes dores de cabeça.

Isso porque temos diversos músculos que ligam o pescoço ao crânio, e as alterações de tensões desses músculos pode refletir em dores de cabeça.

Nesse caso, a terapia manual é a principal arma contra a dor, onde o fisioterapeuta, através das mãos, faz correções manipulativas das vértebras e também elimina as tensões dos músculos acometidos.

Para quem tem dor de cabeça frequente, já tomou remédio, foi a um oculista e mesmos assim a dor persiste, esta dor pode ser sim de origem cervical. Outro método muito eficaz para o tratamento das cefaleias e o Método McKenzie, em que trabalhamos com exercícios específicos para o paciente e o ensinamos a como fazer em casa.

A grande vantagem do método é a educação desse paciente para saber se auto tratar. Sim, isso mesmo, tornar o paciente independente. Com esse o McKenzie, caso um dia a dor volte, é só o paciente realizar os exercícios ensinados que ele mesmo resolve essa crise sem necessidade de uma intervenção fisioterapeutica ou medicamentos.

Em geral, o tratamento desse tipo de dor de cabeça é muito rápido, com apenas algumas sessões o paciente já sente um alívio muito grande. Em alguns casos, há melhora total dos sintomas já na primeira sessão.

Outros fatores que colaboram para o surgimento das enxaquecas são: abuso de medicamentos, esforço físico, estresse, fome, fortes odores (perfume), irregularidades no sono, luzes e sons intensos e mudanças bruscas de temperatura e de umidade.

E, nos casos das cefaleias tensionais, ansiedade, cansaço, estresse emocional ou mental, incluindo depressão, excesso de exercícios, fome, má postura, repouso insuficiente.

Alguns dos sintomas desse tipo de dor de cabeça são leve dor ou pressão na frente, topo ou laterais da cabeça, dor de cabeça que ocorre no final do dia, dificuldade em adormecer e manter o sono, fadiga crônica, irritabilidade, dificuldade de concentração, sensibilidade à luz ou ruído e dores musculares.

Se você sente um desses sintomas, já tentou tratar de todas as formas e nada teve o efeito esperado, venha nos fazer uma visita. Nós podemos ajudar a eliminar e, o mais importante, ensinar exercícios específicos, além dar algumas dicas que façam com que isso não volte a acontecer.

Chega de dor de cabeça e de tomar remédio para isso, o tratamento é extremamente rápido e eficaz. Cuide da sua saúde, não deixe ela para depois, lembre-se que colhemos no futuro o que plantamos agora, então não ignore os sinais do seu corpo: venha se tratar!

Smart Fisio – ITC Vertebral

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512
Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.
Redes sociais: Facebook | Instagram