“As principais causas da hérnia de disco”

Por: Bruno Francisconi

16/12/2019 - 15:12 - Atualizada em: 16/12/2019 - 16:04

Você sabe o que é hérnia de disco? Quais são as causas? O disco inter vertebral é uma estrutura responsável por absorver as cargas entre as vértebras como uma suspensão nos carros. Ele é formado por duas estruturas, o anel fibroso, que é responsável por delimitar o disco, conter o núcleo e dissipar a carga sofrida e o núcleo que é responsável apenas por absorver impacto.

O anel fibroso possui camadas parecidas com uma cebola, com o passar do tempo, e alguns outros fatores – que vamos falar mais para frente – essas camadas vão se rompendo e o núcleo, que é uma estrutura líquida, vai ganhando espaço rumo ao meio externo.

Esse processo inicial é chamado de protrusão, pois o disco cria uma deformação no sentindo de onde o núcleo está ganhando espaço porém o anel fibroso não está totalmente rompido.

Quando o núcleo ganha o meio externo, ou seja, ele rompe por completo o anel fibroso, temos uma hérnia extrusa, que já é uma herniação importante, onde se não tratado com urgência existe a chance de o paciente necessitar de uma cirurgia.

Por último, e a mais séria, é a hérnia sequestrada, que é quando além do núcleo ganhar o meio externo, a membrana que o envolve se rompe e o líquido interno entra em contato com as raízes nervosas.

Na maioria das vezes, quando o paciente evolui para esse tipo de hérnia, existe uma grande chance de ele realmente necessitar de uma cirurgia, porém exceto em grandes traumas uma hérnia de disco nunca aparece de um dia para o outro.

Mas o que causa a hérnia? Em geral, a causa mais comum é a hipermobilidade entre as vértebras (excesso de movimento). Cada vértebra tem um número restrito de amplitude de movimento, por exemplo, quando giramos para o lado uma vértebra roda certo tanto e trava e assim a próxima também roda até travar, e assim em diante.

Se alguma vértebra deixar de se movimentar da forma correta, se movimentando menos do que deveria, alguma outra vértebra terá que compensar, isto é, se movimentando mais do que deveria.

Um exemplo simples que uso em meu consultório é o seguinte: imagine que você tem uma fábrica de bolas de futebol, com 32 funcionários (que são as vértebras) e todos trabalham 8 horas por dia, no final de um mês eles produzem mil bolas.

Então três desses funcionários chegam para você e te informam que a partir de amanhã só irão trabalhar três horas. Para que você possa manter a produção de mil bolas, alguém terá que fazer hora extra sempre.

No início está tudo bem, porém se isso continuar por muito tempo, esse funcionário que está trabalhando mais do que deveria poderá sofrer um acidente de trabalho.

Nas vértebras também acontece assim, se alguma delas ficar compensando o mau funcionamento de outro, esse excesso de movimento irá, aos pouco, rompendo o anel fibroso, até que gere a hérnia de disco.

Porém nosso corpo vai nos dando sinais que, na maioria das vezes, ignoramos com o uso de relaxante muscular. Aquela dor na lombar no final do dia ou depois de pegar peso muitas vezes já é o seu corpo tentando te avisar que algo não está certo.

Não espere gerar um problema mais sério para procurar ajuda, a prevenção é o melhor caminho. Se tratado no início, o tratamento é muito mais rápido e eficaz. Cuide da sua coluna, afinal ela vai te acompanhar pela vida toda.

Smart Fisio – ITC Vertebral

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512
Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.
Redes sociais: Facebook | Instagram