“Tosse dos canis”

Por: Bicho Urbano

19/05/2022 - 07:05 - Atualizada em: 20/05/2022 - 10:29

Seu cão pode pegar gripe?

Sim, mas não é a mesma gripe dos humanos.

O que é a tosse dos canis?

A tosse dos canis tem característica similares a tosse dos humanos, afeta principalmente o trato respiratório do animal, causando traqueobronquite e início súbito de tosse. É mais comum nos meses frios, como durante o outono e inverno, porque nesse período ocorre um aumento da circulação de vírus e bactérias.

Como é transmitida?

Essa doença é transmitida pela bactéria Bordetella Bronchiseptica e pelo vírus da Parainfluenza Canina sendo os principais causadores da doença, mas nem sempre são os únicos, podendo ser acompanhados de múltiplos agentes e ter outros vírus e bactérias associados.

A forma de transmissão mais comum é o contato direto entre os cães, pelo ar, através de secreções respiratórias ou ainda por objetos contaminados. Por isso, se houver mais de um animal no mesmo ambiente, é necessário separá-los, evitando compartilhamento de objetos como: caminhas, brinquedos, potes de comida e água.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são tosse seca de repetição, com início agudo, que pode ser acompanhado de expectoração, secreção nasal e ocular, além disso os cães doentes podem apresentar febre, perda de apetite e fadiga. Então fique sempre atendo aos sinais que seu pet dá.

Qual o tratamento?

Não existe tratamento específico para a doença, mas é possível realizar um tratamento de suporte para o bem-estar do animal, de acordo com a conduta do médico veterinário, afim de tratar os sintomas e evitar o agravamento da doença.

E o mais importante, como prevenir?

Assim como em humanos, a melhor forma de evitar a doença é por meio da vacina. As doses devem ser reaplicadas todos os anos. No mercado há disponível três opções de vacinas para gripe canina: injetável, nasal e por via oral.

Leve seu cão ao médico veterinário regularmente e informe-se sobre a prevenção da gripe. Se precisar de ajuda conte conosco.

Texto escrito por Dr. Guilherme de Araújo Bueno – Médico veterinário – CRMV/PR 19784

Dr. Guilherme de Araújo Bueno