“Sequestro corneano em gatos”

Imagem divulgação Unsplash

Por: Bicho Urbano

24/03/2022 - 07:03 - Atualizada em: 24/03/2022 - 08:36

Saber mais sobre as doenças que podem acometer cães e gatos é importante para, como tutores, agirmos na prevenção, então vamos falar um pouco sobre o “sequestro corneano”?

O sequestro corneano é uma doença ocular muito comum em gatos e apresenta uma maior incidência em animais das raças Siamês, Persa e Himalaio. Observamos a presença de uma área de coloração dourada a enegrecida normalmente localizada na parte central da córnea e pode estar presente de forma profunda. Qualquer lesão em córnea pode ser crônica, seja devido a úlceras indolentes, por processos irritativos, presença de entrópio (pálpebra virada para dentro deixando encostar pelos na superfície da córnea) ou até mesmo devido a infecções pelo Hepesvirus felino, podem gerar o sequestro corneano.

O animal acometido com a lesão pode manifestar: dor, desconforto ocular, conjuntivite, quemose (inchaço do lado de dentro das pálpebras), lacrimejamento, secreção ocular purulenta, neovascularização em córnea (vasos da região transparente do olho), blefarospasmo (piscar o olho várias vezes ou até mantê-lo fechado), enoftalmia (olho contraído para dentro da órbita ocular), protusão da membrana nictitante (a terceira pálpebra sobre o olho), fotofobia (animal fica desconfortável na presença de luz), apatia, anorexia (não querer se alimentar).

São muitos os sintomas, que inclusive podem estar associados a outras doenças, então só quem pode fazer um diagnóstico correto é o médico veterinário, especialmente um médico veterinário oftalmologista.

Recomenda-se o mais breve possível a remoção da lesão por cirurgia, e quanto mais cedo tratado o paciente, maiores as chances de plena recuperação e menores as sequelas.

Juliana Bernardo Fischer | Médica Veterinária especializada em oftalmologia | CMRV 4564

Sábado tem feira de adoção!

Isso mesmo, neste sábado, 26 de março, das 09h às 12h, a Bicho Urbano em parceria com a Fujama estará realizando uma feira de adoções de animais resgatados em situações de maus tratos e abandono.

A feira acontecerá na Bicho Urbano Pet Shop e Clínica Veterinária. Venha até nossa loja e se apaixone pelo seu novo amigo! Eles precisam de um novo lar e possuem muito amor para dar.