“Os pets sofrem muito com as altas temperaturas?”

Imagem Pexels

Por: Bicho Urbano

19/01/2022 - 14:01 - Atualizada em: 20/01/2022 - 08:58

A resposta é SIM!

Você já deve ter observado seu cão com a língua para fora e mais ofegante nos dias quentes não é mesmo? Eles transpiram através da língua. Já os gatos, transpiram através das almofadinhas dos pés. Isso por que não possuem glândulas sudoríparas para liberar o calor e utilizam desse processo natural de troca de calor, pela língua e patas, que funciona, mas com as altas temperaturas podem não ser suficiente.

Então, se está muito quente para você, também está muito quente para o seu Pet, e é importante adotarmos alguns cuidados para que eles não sofram, ou seja, precisam da nossa ajuda para buscar alternativas para diminuir a temperatura corporal e não sofrer uma hipertermia, como:

 

– Cuidado com os horários de passeios:

A atividade física e o momento de lazer fazem muito bem para seu pet, mas é importante evitar os horários muito quentes, assim como nós, os pets podem desenvolver câncer de pele, então evite os horários entre 10h e 16h, e especialmente observe como está a temperatura do chão para não queimar suas patinhas.

 

– Ambientes Arejados:

Pets sozinhos dento do carro com os vidros fechados, nem pensar. Em dias quentes então, nem se fala. Mas mesmo em casa é importante deixar seu pet em um lugar ventilado, com sombra e superfícies frias (pisos gelados ou grama).

Já conhece os Tapetes térmicos? Eles podem ser uma excelente alternativa para refrescar seu amiguinho. Outro truque é colocar uma bolinha, ou qualquer outro item de plástico ou borracha, no congelador, um brinquedo geladinho pode ajudar ele a se refrescar.

 

– Hidratação:

Beber água é muito importante, então deixe bastante água disponível, uma dica é colocar pedrinhas de gelo, elas mantêm a água fresca por mais tempo. E para os gatos aumentar o consumo de alimentos “molhados” é uma forma de aumentar a ingestão de água deles.

 

– Banho e Tosa com mais frequência:

Aumentar a frequência dos banhos em períodos mais quentes é uma boa alternativa para dar mais qualidade de vida ao seu Pet, especialmente os de grande porte e com pelos mais escuros, que atraem mais calor. Além disso, os cuidados com a higiene e medicação adequada evitam a proliferação de carrapatos, pulgas e demais incômodos que podem comprometer a sua saúde e bem-estar e são muito comuns com altas temperaturas.

E que tal adotar um visual mais fresco nesse período? Opte por tosas mais baixas, deixando as longas madeixas para o inverno.