Vereador apresenta proposta para melhoria da mobilidade urbana em Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

10/02/2021 - 05:02

O vereador Jonathan Reinke (Podemos), de Jaraguá do Sul, apresentou recentemente na Câmara de Vereadores uma proposta de implantação do projeto piloto de Micromobilidade Urbana para a cidade.

O projeto pretende criar condições e incentivos para que a população utilize meios de transporte urbano alternativos: bicicletas, patinetes, skate e até mesmo a pé, especialmente para o deslocamento de curtas distâncias, de forma viável e segura com a inserção de ciclovias, pistas de corrida e caminhada, travessias, ligações seguras entre pontos, entre outros.

Segundo o vereador, a proposta foi pensada para ter o menor impacto orçamentário em sua execução, tendo como preocupação inicial o uso da estrutura pública e equipamentos já existentes, como pavimentação, pontes, iluminação e ciclo faixas.

O Projeto está alinhado com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e tem potencial para melhorar a qualidade de vida de toda a população, além de diminuir o tráfego urbano e o impacto ambiental causado pelos veículos automotores.

Piloto

O projeto piloto do Circuito de Micromobilidade Urbana apresentado pelo vereador Jonathan Reinke, abrange inicialmente a região da Barra do Rio Cerro, entre os bairros da Barra do Rio Cerro, Jaraguá Esquerdo, Jaraguá 99 e Jaraguá 84 facilitando o acesso da população a escolas, unidades de saúde e áreas públicas da região.

Além disso, propõe fomentar o comércio local – inclusive com a possibilidade de parcerias público/privado, tanto para execução quanto manutenção do projeto – incentivar a prática esportiva e atividades físicas em geral, desenvolver o turismo gastronômico e cultural local.

O projeto piloto pode ser aplicado em todas as regiões do município, defende o parlamentar. Além dele foram apresentadas também, duas outras possibilidades de implantação da concepção proposta: entre os bairros Centro, Água Verde, Rau, Amizade, Czerniewicz, retornando ao Centro, e entre o Baependi, Vila Lalau, Centenário, Ilha da Figueira, Centro, retornando ao Baependi.

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Apoio

Com o nome ventilado em todo o Estado como possível candidato a governador em 2022, o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB) tem sido procurado por diversas lideranças políticas e empresariais.

Na segunda-feira (8), o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes (PSD) esteve no município. Já ontem, foi a vez do ex-deputado federal Mauro Marinai (MDB). Lunelli tem escutado os apelos, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre sua possível candidatura. É tido como alguém capaz de ajustar o funcionamento da máquina pública.

Foto: Divulgação

Bolsonaro deve passar o fim de semana em São Francisco do Sul

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve voltar ao Estado no fim de semana que marca o Carnaval. A previsão é de que Bolsonaro chegue a Santa Catarina na sexta-feira (12) e fique hospedado no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, onde já passou um período de férias no fim do ano passado, entre os dias 19 e 23 de dezembro.

Na época, o presidente aproveitou para pescar, além de ter recebido autoridades e políticos para um jantar. A permanência do presidente para descanso em São Chico foi confirmada pelo gabinete do deputado federal Coronel Armando (PSL), que acompanhará Bolsonaro.

Despachantes e autoescolas

Representantes da associação das autoescolas e despachantes de trânsito do Vale do Itapocu participaram esta semana de reunião com o deputado federal Fábio Schiochet (PSL) para tratar sobre a necessidade de agilização na na emissão das carteiras de habilitação que acabaram atrasando por causa da pandemia.

“Com o mundo digital, temos ainda muito em que avançar no setor. Vamos trabalhar para isso”, disse o deputado que deve levar a demanda para o delegado regional Fabiano dos Santos Silveira.

Foto: Divulgação

Hospital

Os 11 vereadores jaraguaenses assinam moção de apelo aprovada ontem na sessão da Câmara que apela para que o governo do Estado reclassifique o Hospital São José do porte 3 para o porte 4, para que a unidade possa receber mais recursos para sua manutenção.

Segundo o presidente da Câmara Onésimo Sell (MDB) a demanda foi apresentada pela direção do São José aos vereadores durante visita dos parlamentares na semana passada à unidade. Atualmente o Hospital São José está enquadrado no porte 3, com repasse máximo de R$ 450 mil/mês. Com essa reclassificação para um porte acima garantiria um teto de R$ 1 milhão por mês.

O mesmo pleito também é defendido pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB) que já manteve conversas com o secretário de Estado da Saúde André Ribeiro.

Vacinação

Os vereadores Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, do Novo, apresentaram ontem requerimento na Câmara de Jaraguá para que seja convidado o secretário municipal da Saúde Alceu Moretti, para falar sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19, estimativa de número de vacinas e medidas tomadas para suprir a falta de médicos na cidade.