TRE-SC faz balanço positivo do segundo turno das eleições

Por: Áurea Arendartchuk

01/11/2022 - 06:11 - Atualizada em: 01/11/2022 - 08:02

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) fez um balanço positivo do segundo turno das eleições, disputado no domingo (30). Ao menos durante o horário da votação, das 8 às 17 horas, as ocorrências policiais registradas foram em quantidade inferior ao primeiro turno. Ao todo, foram 37, as principais delas referentes a boca de urna e propaganda eleitoral irregular.

Segundo TRE, nas 16.242 seções eleitorais distribuídas pelo Estado, apenas 170 urnas foram substituídas por outras de contingência e houve a necessidade de votação em cédulas no município de Salete. O número de urnas substituídas corresponde a 1,04% dos equipamentos preparados para o pleito.

Abstenção

A Justiça Eleitoral também registrou índice de abstenção um pouco menor no segundo turno em relação ao primeiro turno, realizado no início deste mês.

A abstenção no primeiro turno foi de 20,95% em relação ao total de eleitores aptos a votar. Após a votação realizada no domingo, a Justiça Eleitoral registrou que 20,56% dos eleitores não foram votar.

Conforme os dados apurados pelo TSE, de forma inédita, 75,86% dos eleitores compareceram às urnas e votaram em um dos dois candidatos à Presidência da República que disputaram o segundo turno.

Também no domingo, 12 estados, dentre estes SC, definiram o próximo governador e oito municípios definiram os prefeitos, em eleições suplementares como foi o caso de Canoinhas no Planalto Norte que pela primeira vez na história da cidade elegeu uma mulher para comandar o Executivo.

 

Tranquilidade

Diferente do primeiro turno quando longas filas se formaram no começo da votação em Jaraguá do Sul, no segundo turno, as filas foram bem menores e mais uma vez a eleição foi tranquila.

A grande diferença desta vez é que os eleitores tiveram apenas dois candidatos para votar: governador e presidente, fazendo com que passagem pela cabina de votação fosse muito mais rápida. E na questão de segurança, a PM registrou apenas dois casos de boca de urna no município.

Colégio Albano Kanzler | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Diplomação eleitos

A diplomação dos eleitos no primeiro e no segundo turno das Eleições 2022 ocorrerá no dia 19 de dezembro, uma segunda-feira, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A cerimônia, que será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), em horário ainda a ser definido. A solenidade, que marcará o encerramento do processo eleitoral deste ano, consiste na entrega do diploma que habilita, perante a Justiça Eleitoral, os candidatos eleitos a tomarem posse e exercerem seus mandatos.

Total

Ao todo, 61 pessoas serão diplomadas: o governador eleito Jorginho Mello (PL), a vice-governadora eleita Marilisa Bohem (PL), o senador eleito Jorge Seif (PL) e seus dois suplentes, além dos 16 deputados federais e dos 40 deputados estaduais eleitos. A posse do governador e da vice-governadora será no dia 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa, em horário a ser definido. Os senadores e deputados federais tomam posse em 1º de fevereiro, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Os deputados estaduais serão empossados no mesmo dia, na Alesc.