O governador Carlos Moisés participou ontem de reunião, em Brasília, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre, para discutir medidas de socorro financeiro aos Estados. No encontro, que contou com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, foi entregue uma carta com seis pontos de reivindicação aos chefes do poder Executivo e Legislativo.

A proposta das lideranças estaduais é que a rediscussão do pacto federativo caminhe junto com a aprovação da reforma da previdência. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, acompanhou a reunião e se comprometeu, em um prazo de sete dias, a responder as questões levantadas no documento.

O governador destacou que o apoio à reforma da Previdência é um ato de responsabilidade e que precisa caminhar com os ajustes que já têm sido discutidos. Além disso, os itens da carta entregue pelos governadores ao ministro Onyx e ao presidente são uma forma de socorrer os Estados do ponto de vista financeiro. Também constam no documento entregue ao governador o Plano Mansueto, que trata da recuperação fiscal dos estados.

Os governadores também querem mudanças na Lei Kandir, a reestruturação do Fundeb, a securitização das dívidas dos estados, a renegociação da cessão onerosa do petróleo e a redistribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), esse último por meio de uma proposta de emenda à Constituição. O encontro de ontem contou com a presença de 25 dos 27 governadores ou vices.

Encontro de Articulação

De volta a Florianópolis, nesta quinta-feira, o governador Carlos Moisés estará reunido com representantes da Fecam e associações municipais para o 3º Encontro de Articulação entre Estado e Municípios. O evento será na sede da Defesa Civil. Segundo o secretário da Casa Civil Douglas Borba, será apresentado o termo de cooperação para viabilização dos Núcleos de Gestão de Convênio, que funcionarão dentro das associações municipais com dois servidores estaduais efetivos.

Manutenção de rodovias

Os núcleos serão gerenciados pela Central de Atendimento aos Municípios, da Casa Civil, e ficarão responsáveis pelos convênios de obras e serviços firmados entre Estado e prefeituras. No encontro, o secretário da Infraestrutura, Carlos Hassler dará detalhes sobre a parceria para manutenção das rodovias.

PTB Mulher promove encontro

O PTB Mulher, de Jaraguá do Sul, realiza no dia 15 de maio, às 19h30, na Recreativa Marisol, a 1ª Noite das Tulipas. Serão servidos diversos tipos de sopas e cremes e com sorteio de brindes para as participantes. A sopa será cortesia, e a bebida por adesão. Segundo Isabel da Silva, uma das organizadoras do encontro e assessora do vereador Marcelindo Grunner (PTB) a expectativa é reunir 150 mulheres.

Homenagem

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão solene em homenagem aos 100 anos da Sociedade Esport Club Estrella, de Nereu Ramos na terça-feira (7). A proposição foi do vereador Pedro Anacleto Garcia (MDB).  O evento aconteceu no salão da Igreja Nª Senhora do Rosário e ficou lotado. Participaram autoridades do município, ex-diretores e ex-jogadores do clube, alunos da Escola Euclides da Cunha e moradores locais. Segundo Garcia, o objetivo das sessões itinerantes seguidas de solenes, é aproximar a Câmara de Vereadores da comunidade, resgatando histórias e valorizando o trabalho de entidades e grupos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?