“Sistema de consulta da Prefeitura de Jaraguá do Sul chega em quase 100 mil acessos em 6 meses”

O novo Sistema de Informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul chamado GeoPortal já registrou 95.659 consultas em apenas seis meses de sua criação.

Os dados representam que, neste período, o sistema teve em média 500 consultas diárias. Desenvolvido internamente por funcionário do Município e que gerou uma economia de cerca de R$ 200 mil, já que a Prefeitura não precisou contratar empresa especializada para desenvolver o sistema, o GeoPortal começou a operar em maio.

O GeoPortal é voltado a profissionais e a população em geral que procuram informações cartográficas, imobiliárias e de zoneamento de imóveis e vias do município.

A ferramenta reúne e disponibiliza para consulta pública diversas informações cartográficas e de banco de dados da Prefeitura, com a intenção de facilitar o acesso de profissionais e da população a essas informações, tornando o processo mais ágil e menos dependente de consultas presenciais ou por telefone aos servidores públicos.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, o sistema beneficia, principalmente, aquelas pessoas que se dirigiam até a Prefeitura e que agora podem consultar as informações por meio da internet, além de profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, topografia, corretores de imóveis, escritórios de contabilidade e demais pessoas que vêm buscar informações sobre imóveis.

Entre as pesquisas mais utilizadas pela população no Geoportal estão: cadastro de IPTU, pesquisa por endereço e rua, matrícula imobiliária, loteamento, condomínio, estradas rurais, rua irregular, servidão e pesquisa por lote de loteamento.

Por meio do sistema é possível saber dados de todos os mais de 63 mil imóveis cadastrado na área urbana. Para acessar o portal, o usuário pode acessar o site da prefeitura, www.jaraguadosul.sc.gov.br e clicar no banner do GeoPortal. É preciso fazer um cadastro ou acessar com usuário já existente.

 

Tarifa de saneamento em Jaraguá terá reajuste de 2,87% em 2020

A partir de janeiro do próximo ano, as tarifas de água, esgoto sanitário e resíduos sólidos serão reajustados em 2,87% em Jaraguá do Sul.

O reajuste ficará abaixo dos 4,99% propostos pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) que valida todos os anos os índices de reajuste. A opção pelo índice menor de reajuste partiu do Prefeito Antídio Aleixo Lunelli e o diretor presidente do Samae Ademir Izidoro.

Pacote Anticrime é aprovado na Câmara

O plenário da Câmara Federal aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei do Pacote Anticrime do Ministro Sérgio Moro. O texto-base foi aprovado por 408 votos a favor, 9 contra, e 2 abstenções. Dos deputados da região Carlos Chiodini (MDB) votou a favor do pacote e o Fábio Schiochet (PSL) não compareceu.

A coluna entrou em contato com ele para saber o motivo da ausência e Schiochet informou que sofreu um acidente doméstico na segunda-feira à noite e ficou hospitalizado até quarta-feira. Schiochet disse que apesar de ter recebido atestado de 15 dias pretende retornar a Brasília na segunda-feira (9) para participar das últimas votações do ano na Câmara.

CURTAS

Código sanitário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de SC aprovou este semana o projeto enviado pelo Executivo que altera e moderniza o atual código sanitário catarinense.

O resultado foi comemorado pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que idealizou a proposta quando ocupou o cargo de secretário de Saúde no governo Raimundo Colombo (PSD). Antes de ir a plenário, a proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças; Saúde; e Meio Ambiente e Turismo.

Fiscalização

Entre os avanços, o deputado destaca a criação do mecanismo da autodeclaração e autoinspeção para empreendimentos de baixo risco sanitário. Nesses casos, a fiscalização será feita por amostragem para confirmar a situação.

“Construímos um processo de amplo debate com as entidades produtivas do Estado, que resultou em várias emendas que apresentamos e que foram aprovadas pela CCJ. Vamos flexibilizar a legislação, agilizar o processo de concessão e de renovação do alvará sanitário, sem colocar em risco a saúde da população” explica.

Professor

A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou esta semana os novos requisitos de formação escolar para cargo efetivo de professor.

Os requisitos de escolaridade dos cargos efetivos de professor de educação infantil – ensino superior e de professor de ensino fundamental – licenciatura plena, constantes no Manual de Ocupações do Quadro Permanente do Magistério. Medida leva em consideração a necessidade de novo concurso público.

Prisão em segunda instância

O Movimento Vem Pra Rua realiza no próximo domingo (8), a partir das 16h, manifestação na Praça Ângelo Piazera, em Jaraguá, em favor dos projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado para que seja possível a prisão em segunda instância.

 

Pavimentação comunitária

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi (PSD) assinou nesta quinta-feira (5) os decretos para início dos trabalhos de Pavimentação Comunitária das primeiras ruas que atingiram 100% de adesão.

Serão contempladas as ruas Francisco Mees, Manfredo Schaldach, Nelson Severien, Pedra de Amolar (início), Ricardo Marquardt e Victor Schütze (Distrito Industrial). Estas primeiras seis ruas devem ter o serviço de pavimentação iniciado em janeiro de 2020.

Segundo o prefeito, apesar da demora em alcançar os 100% de adesão nas ruas, a Prefeitura pretende atingir o maior número possível das 40 ruas prometidas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger