Covid: Santa Catarina mantém a menor taxa de letalidade do Brasil

Foto: Acervo

Por: Áurea Arendartchuk

18/01/2022 - 06:01

Passados 22 meses desde o início da pandemia da Covid-19, Santa Catarina segue com a menor taxa de letalidade do Brasil. Aproximadamente 1,56% das infecções registradas no Estado desde 2020 resultaram em óbito, índice bem inferior aos 2,7% do Brasil. Alguns estados chegam a registrar mais que o dobro da letalidade catarinense, como o Rio de Janeiro (4,89%), São Paulo (3,46%) e Amazonas (3,14%).

Nos últimos dias, a alta do número de casos confirmados, quase todos com sintomas leves como resultado da vacina, ajudaram a empurrar a taxa de letalidade para baixo. Ainda assim, o bom resultado de Santa Catarina não é de agora. Desde o início da pandemia, o Estado se manteve entre as três menores taxas de letalidade do país. O índice vem melhorando nos últimos três meses.

 

Eleições

Em encontro dos mandatários do partido Novo de Santa Catarina no fim de semana, em Balneário Camboriú, o líder da bancada do partido no Estado, o vereador jaraguaense Rodrigo Livramento, conversou e alinhou estratégias com o possível pré-candidato pelo partido ao governo estadual, Odair Tramontin.

O blumenauense mostrou interesse em participar do processo seletivo para governador e, para Livramento, dado o perfil e histórico de Tramontin, ele deverá ser anunciado em breve como pré-candidato. Tramontin é promotor público, Mestre em Direito e pós-graduado em Administração Pública. Também é ex-coordenador da equipe de investigação Gaeco, do MP de Blumenau.

Em 2020, foi o candidato do Novo à prefeitura de Blumenau – sendo a grande surpresa da eleição. Na primeira vez que o partido disputou a eleição majoritária na cidade, foi o terceiro mais votado e por pouco mais de 2 mil votos não foi para o 2º turno. Um nome para se ficar atento.

Foto: Divulgação

 

Semicondutores

Foi sancionada na semana passada, seguindo em vigor portanto, a Lei 14.302/22 que prorroga até 2026 incentivos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis). Altamente prejudicada pela pandemia, a produção de semicondutores no Brasil ganhou novo fôlego com a publicação da nova lei que estende os benefícios do Padis, previstos anteriormente para se encerrar em janeiro deste ano.

Utilização

Os semicondutores são materiais capazes de conduzir correntes elétricas, utilizados em chips para diversos equipamentos produzidos pela indústria de eletrônicos, automobilística e médica, além do agrobusiness e da tecnologia da informação. A queda na produção durante a pandemia foi sentida em todo o mundo. Isso elevou o preço dos produtos que a cada ano dependem mais desses componentes, por conta do avanço tecnológico.

Mercosul

Aguarda análise do Senado projeto de lei que dispensa o registro para a importação de agrotóxicos dos demais países do Mercosul. O PL de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), visa garantir o fornecimento desses produtos com preços mais favoráveis para contornar a crise causada pela escassez dos insumos, o atraso na entrega, e o aumento do preço de alguns pesticidas. Problema que atinge os agricultores brasileiros, já preocupados com o desempenho da safra, mas que não afeta igualmente os outros países do bloco. A matéria ainda aguarda designação de relator.