“Recuperação da SC-108 ainda sem data para começar em Guaramirim”

Já passaram mais de 90 dias do deslizamento no km 35 da SC-108, em Guaramirim, e até agora a obra de recuperação ainda não saiu do papel. E é bem a questão política que deixa o prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) preocupado.

Segundo ele, se o governo estadual não tivesse passado a obra para o governo federal, a recuperação já poderia ter começado.

“Fizemos todos os trâmites possíveis para desburocratizar essa obra, ou seja, decretamos estado de emergência. Fomos reconhecidos tanto no nível estadual e federal como uma obra emergencial. Infelizmente o governo do Estado resolveu buscar recursos no governo federal, e este por sua vez, teve de fazer a dotação orçamentária para custear esta obra. E aí provocou toda essa demora e burocracia”, lamenta.

Diga-se de passagem que o prefeito não ficou parado esperando por uma  providência, neste tempo todo,  liderou uma mobilização local  e regional com apoio da Amvali, além de ter solicitado aos deputados federais Carlos Chiodini e Fábio Schiochet para intercederem junto do governo federal quando o Estado repassou a bola para a União.

Apesar da demora, Luís Chiodini comenta que uma das autoridades que tem ajudado para buscar a agilização da obra é o coronel João Batista Cordeiro, Secretário da Defesa Civil do Estado que tem feito o contato direto com o governo federal.

Com a visita do representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, em Guaramirim, na semana passada, o prefeito espera que o projeto da 108 seja finalmente concluído e o empenho dos R$ 3,5 milhões do governo federal seja liberado para a recuperação da estrada.

Atualmente a 108  tem um fluxo de aproximadamente 14 mil carros/dia e com o desvio no trecho interditado, carrega ainda mais o trânsito na 280 que já é tão complicado.

Bolo e selfie

E a indignação pela demora para a execução da obra na 108, também foi abordada pelo presidente da Câmara de Jaraguá Marcelindo Grunner (PDT) na sessão de ontem (21). Grunner ironizou e disse que quando completar 108 dias de aniversário do desmoronamento na rodovia em Guaramirim vai ter bolo, churrasco e até selfie para enviar para o governado estadual.

Aquisição de Maquinário

A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai adquirir 14 máquinas para serem utilizadas na manutenção das ruas do município. Serão cinco caminhões escavadeiras 14 toneladas, uma escavadeira 20 toneladas, duas pás carregadeiras, uma retroescavadeira e três caminhonetes.

O maquinário será comprado por meio de contrato de financiamento no valor de R$ 3,9 milhões com o Banco do Brasil. O edital de licitação está em andamento e deve ser finalizado em até 60 dias. A assinatura do contrato ocorreu no começo desta semana e com a presença do prefeito Antídio Lunelli, o secretário de Obras e Serviços Públicos Onésimo Sell, e os representantes do Banco do Brasil, Gilberto Gregory, gerente geral da agência central de Jaraguá do Sul, e Jairson Dorigatti, gerente de relacionamento do banco público.

Foto Divulgação

Novo endereço

O cartório eleitoral de Jaraguá do Sul passou a atender neste mês em novo endereço, na Rua Ângelo Schiochet, nº 90, no Centro. O imóvel pertence à União e portanto, o cartório não paga aluguel para ocupar o espaço.

Revisão eleitoral

Encerra no dia 31, cadastramento biométrico e a revisão eleitoral para os eleitores de Schroeder. De acordo com o chefe de cartório da 17ª zona eleitoral de Jaraguá do Sul Eduardo Arbigaus, o município conta com 13.368 eleitores, desde 9.700 já fizeram a biometria desde 2017 quando foi iniciado este processo. Ainda falta mais de 3 mil eleitores para  fazer cadastramento biométrico e a revisão eleitoral. Caso não seja realizada até a data limite, o eleitor terá o título cancelado e pode ser impedido de votar nas próximas eleições.

 

Eleições para o Conselho Tutelar

O setor de Protocolo da Prefeitura de Jaraguá recebeu 55 inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul que dispõe de cinco vagas. Agora os pedidos estão sendo analisados pela Comissão Especial Eleitoral, que concluirá as análises até esta quarta (22), quando será divulgada a relação das solicitações deferidas e indeferidas.

Conforme Edital nº 003/2019/Conselho Tutelar, a lista estará disponível no endereço eletrônico no site da prefeitura. A votação para a escolha dos integrantes do Conselho Tutelar está agendada para o dia 6 de outubro. Podem votar todos as pessoas com título de eleitor regularizado.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?