Presidente do Samae Ademir Izidoro pede exoneração

Foto: Arquivo/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

08/03/2022 - 06:03 - Atualizada em: 08/03/2022 - 08:00

O diretor presidente do Samae Ademir Izidoro, que comandava a autarquia em Jaraguá do Sul desde 2013, pediu exoneração na segunda-feira (7). O fato ganhou repercussão, pois Izidoro comandava uma das principais autarquias do Município e conforme consta em uma nota de esclarecimento enviada por ele ainda ontem, “passou a ser alvo de acusações de possíveis irregularidades.”

Segundo Izidoro, como já aconteceu em outros casos dentro da Autarquia, desde que ele assumiu a presidência, quando comprovada a culpa, os responsáveis foram punidos. “Com a finalização dos trabalhos dessa comissão e tomando ciência da decisão proferida, tomarei as medidas necessárias para garantir que os responsáveis sejam punidos e respondam por suas condutas. Todo o conteúdo do Processo Administrativo será enviado ao Ministério Público Estadual”, comentou.

Paralelamente, na Câmara de Jaraguá do Sul, algumas denúncias de supostas irregularidades contra o Samae vinham sendo apresentadas desde o ano passado. Uma seria de um suposto caso de improbidade administrativa e outra de prestação irregular de serviço pela Autarquia.

Recentemente inclusive, foi proposta a criação de uma CPI para apurar as denúncias e para a abertura de tal comissão seria preciso da assinatura de um terço dos vereadores, conforme regimento interno e na Lei Orgânica do Município. Nesta conta entrariam como favoráveis à abertura da CPI, os vereadores Rodrigo Livramento e Sirley Shappo, ambos no Novo, Jeferson Cardoso (União Brasil) e a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) que pode ser o voto decisivo.

Nina não seria mais considerada como da base do governo desde o ano passado quando votou contra o Executivo no projeto que atualizou a legislação sobre o transporte escolar e o transporte de fretamento no município. Ainda na nota de Izidoro ele destaca que “é lamentável que uma desavença pessoal e política venha nesse momento, manchar a imagem de uma instituição sólida como o Samae e do município de Jaraguá do Sul.

Em toda minha vida profissional não tenho nenhum fato ou ocorrência que desabone a minha conduta. Não foi diferente enquanto estive frente à essa autarquia, como gestor…”

Candidato

Em outra parte da nota, Izidoro comenta que com seu afastamento pretende vislumbrar a carreira política, podendo se lançar como candidato a deputado estadual ou federal pelo Progressistas, partido que ele também preside em Jaraguá do Sul. “Ao mesmo tempo, tanto o prefeito Antídio Lunelli como o vice prefeito, Jair Franzner validaram a minha decisão e deixaram caminho aberto se no futuro, eu desejar voltar a contribuir com a administração municipal”, finalizou Izidoro.

Novo presidente

Ainda ontem, o Gabinete do Prefeito Antídio Lunelli (MDB), comunicou o pedido de exoneração de Izidoro e informou que o secretário de Planejamento Urbanismo Eduardo Bertoldi, foi designado para presidir a Autarquia, a partir desta terça-feira (8).

A arquiteta e gerente de Análises de Edificações, Luciane Gosh dos Santos, assume a Secretaria de Planejamento e Urbanismo. No comunicado encaminhado pela Prefeitura consta ainda que: “A administração continuará com os trabalhos de apuração dos processos administrativos existentes no Samae, em conjunto com a Câmara de Vereadores”, finalizou.

Dia da Mulher

A Câmara de Jaraguá realiza nesta terça-feira (8), às 19h, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento será no auditório do Centro Universitário Católica, no Rau. A última homenagem à data realizada pelo Legislativo jaraguaense foi em 2020, já que em 2021 não foi possível por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

Na cerimônia de hoje, os vereadores terão a oportunidade de homenagear, cada um deles, uma mulher que tem trabalho relevante na comunidade. Por conta da homenagem, a sessão ordinária vai acontecer, às 17h, no plenário Victor Bauer.

Morro da Boa Vista

Acontece nesta terça-feira, às 9h, no Salão da Chiesetta Alpina, a assinatura da ordem de serviço para concretagem do acesso ao Morro Boa Vista (JGS-453 – Estrada Hilda Spézia), e também de assinatura do Projeto de Lei que Institui o Parque do Morro Boa Vista.

Entre os presentes estarão o prefeito Antídio Lunelli (MDB), o deputado Carlos Chiodini (MDB), que apresentou uma emenda para a obra, o advogado Gustavo Pacher, representando a OAB, e que fez o trabalho de integração entre as famílias para construção da regulamentação para criação do Parque Morro Boa Vista e demais autoridades.