Presidente da Câmara de Massaranduba Vanderlei Sasse, diz que vai priorizar a união entre os vereadores

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

04/02/2021 - 05:02

A Coluna Plenário encerra nesta quinta-feira (4) a série de entrevistas com os novos presidentes das Câmaras da região do Vale do Itapocu.

O presidente do Legislativo de Massaranduba Vanderlei Sasse, o Leca (MDB), é o entrevistado desta quinta-feira.

A série começou com Onésimo Sell (MDB) que comanda a Câmara de Jaraguá do Sul, seguiu com o presidente do Legislativo de Guaramirim Marcelo Deretti (PP), o presidente da Câmara de Schroeder Ildemar Zoz (PP) e a presidente do Legislativo de Corupá Bernadete Corrêa Hillbrecht (PSD). Leca, como é mais conhecido em Massaranduba, foi eleito vereador pela terceira vez.

Aliado do prefeito reeleito Armindo Sesar Tassi (MDB), o novo presidente diz que pretende manter a harmonia entre o Legislativo e o Executivo.

Confira a entrevista com o presidente da Câmara de Massaranduba Vanderlei Sasse, o Leca:

O senhor assume a presidência da Câmara com a experiência de já ter sido vereador por outros dois mandatos, em que isso o auxilia a conduzir o Legislativo de Massaranduba neste novo mandato?

Esta experiência de dois mandatos auxilia e muito, pois também nestes dois mandatos assumi a presidência do Legislativo em 2016 e 2017, bem como no final de 2016 assumi como prefeito por três meses devido o afastamento do prefeito na época.

O senhor é do mesmo do partido do prefeito Tassi, reeleito em 2020, o que considera primordial na relação entre o Legislativo e Executivo?

O Legislativo tem como obrigação fiscalizar o Executivo e é o que vamos fazer. Vamos tentar juntamente com os demais vereadores executar esta tarefa com harmonia, como assim fizemos na legislatura passada, onde o Executivo foi muito transparente em fornecer as informações necessárias para esta fiscalização e é claro como o prefeito é do meu partido vou me empenhar ainda mais para que esta parceria se fortaleça.

São dois poderes, Legislativo e Executivo e tenho a convicção de que se trabalharmos em conjunto quem ganha é o povo de Massaranduba.

Que projetos e ações o senhor pretende colocar em prática enquanto estiver à frente do Legislativo?

Vamos dar continuidade no quem vem sendo feito. Temos uma Câmara enxuta com economia de gastos, sem assessores, auxílios e regalias. Hoje temos cinco funcionários concursados e o diretor da Câmara, pessoas que são nossos grandes parceiros, pois além de executarem as suas funções sempre estão a disposição para auxiliar os vereadores.

Também vamos retornar com força total ao projeto da Câmara-mirim que ficou prejudicado em 2020 devido a pandemia. Retomamos com as sessões presenciais com limite de público de 30% e transmitidas virtualmente, existe um projeto de construção da sede do Legislativo o qual não vou dar sequência neste momento.

Hoje usamos um espaço cedido pela Prefeitura sem custo de aluguel para a Câmara, estamos passando por um período de crise e não vejo que seja apropriado dar continuidade a este projeto.

O que o senhor espera da Câmara para este novo mandato e que vai até 2024?

Conforme já citado queremos dar sequência aos trabalhos com economia e transparência e um empenho ainda maior de todos para que possamos alcançar estes objetivos.

Tenho ainda como prioridade estabelecer a união entre os vereadores que num momento inicial demonstraram oposição em eu assumir a presidência, agora é a hora de darmos as mãos e focar nos trabalhos para fazermos uma gestão de excelência.

Saiba mais:

Vanderlei Sasse, Leca (MDB)

Idade: 45 anos

Formação e carreira profissional: contador, empresário no ramo contábil desde 1994 na empresa Sprung Contabilidade, também trabalhou na agricultura, Office Boy, balconista e mecânico.

Vida pública: Foi vereador por três mandatos

1º mandato 2013 a 2016

2º mandato 2017 a 2020

3º mandato 2021 a 2024

*Obteve 463 votos nas eleições 2020

 

Composição da Mesa Diretora na Câmara de Vereadores de Massaranduba em 2021:

Presidente: Vanderlei Sasse, o Leca (MDB)

Vice-presidente: Everton Pasold (PP)

1º secretário: Maicon Kuhnen (MDB);

2º secretário: Selesio Zapellini (PSD).

*A primeira sessão do mandato 2021/2024 foi na terça-feira (2)